Biografia Montesquieu
Pesquisas Acadêmicas: Biografia Montesquieu. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: psike • 2/6/2014 • 634 Palavras (3 Páginas) • 562 Visualizações
Biografia de Montesquieu
Charles de Montesquieu foi um importante filósofo, político e escritor francês. Nasceu em 18 de janeiro de 1689, na cidade de Bordeaux (França). É considerado um dos grandes filósofos do iluminismo.
Montesquieu nasceu numa família nobre francesa. Estudou numa escola religiosa de oratória. Após concluir a educação básica, foi estudar na Universidade de Bordeaux e depois em Paris. Nestas instituições teve contato com vários intelectuais franceses, principalmente, com aqueles que criticavam a monarquia absolutista.
Com a morte do pai em 1714, retornou para a cidade de Bordeaux, tornando-se conselheiro do Parlamento da cidade. Nesta fase, viveu sob a proteção de seu tio, o barão de Montesquieu. Com a morte do tio, Montesquieu assume o título de barão, a fortuna e o cargo de presidente do Parlamento de Bordeaux.
Em 1715, Montesquieu casou-se com Jeanne Lartigue. Tornou-se membro da Academia de Ciências de Bordeaux e, nesta fase, desenvolveu vários estudos sobre ciências. Porém, após alguns anos nesta vida, cansou-se, vendeu seu título e resolveu viajar pela Europa. Nas viagens começou a observar o funcionamento da sociedade, os costumes e as relações sociais e políticas. Entre as décadas de 1720 e 1740, desenvolveu seus grandes trabalhos sobre política, principalmente, criticando o governo absolutista e propondo um novo modelo de governo.
Em 1729, enquanto estava em viagem pela Inglaterra, foi eleito membro da Royal Society.
Montesquieu morreu em 10 de fevereiro de 1755, na cidade de Paris.
Principais Obras de Montesquieu
- Cartas Persas (1721) Obra publicada anonimamente em 1721, Montesquieu cria um relato ficcional sobre a temporada francesa de dois amigos persas, Rica e Usbek, durante o reinado de Luís XIV. Ao se apagar como autor, Montesquieu se distancia e critica a sociedade, costumes e instituições políticas de seu país com liberdade.
- O Espírito das Leis (1748) Nesta obra, Montesquieu fez um apanhado das teorias políticas analisadas em suas viagens pela Europa e definiu três tipos de governos existentes: o monárquico, onde a população servia a um rei através de leis positivas; o republicano, regido na mão de várias pessoas guiadas pela virtude; e o despótico, onde o autoritarismo de um líder podia comprometer os direitos humanos através da política do medo.
- Considerações sobre as causas da grandeza dos romanos e de sua decadência Esta obra, de 1734, é a história da evolução política dos Romanos. Nela Montesquieu mostra que a concentração do Poder conduz à ditadura, à tirania; extingue a comunhão de interesses e a solidariedade nacional; arruína o Estado.
- Contribuições para a Encclopédia (organizada por Diderot e D'Alembert)
Contribuição de Montesquieu para humanidade
Montesquieu, escreveu um relatório sobre as várias formas de poder, em que explicou como os governos podem ser preservados da corrupção.
Quis explicar as leis humanas e as instituições sociais: enquanto as leis físicas são regidas por Deus, as regras e instituições
...