Caso Concreto 09
Monografias: Caso Concreto 09. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 11/12/2014 • 235 Palavras (1 Páginas) • 249 Visualizações
O que importa é o motivo. Perguntas para Kant de Michael Sandel
"A filosofia moral de Kant é poderosa e convincente, mas pode ser difícil de compreender, principalmente à primeira vista. Se você conseguiu me acompanhar até este ponto, pode ser que várias questões lhe tenham ocorrido.
Questão I: O imperativo categórico de Kant ensina-nos a tratar todos os indivíduos com respeito, como um fim em si mesmos. Não seria isso praticamente a mesma coisa que a Regra de Ouro? (...)Resposta: Não. A Regra de Ouro depende de fatos contingentes que variam de acordo com a forma como cada um gostaria de ser tratado. O imperativo categórico obriga-nos a abstrair essas contingências e a respeitar as pessoas como seres racionais, independentemente do que elas possam desejar em uma determinada situação" (SANDEL, M. Justiça. O que é fazer a coisa certa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.)
Após a leitura da citação de Michael Sandel, responda:
1. O que é o imperativo categórico e o que representou na teoria moral de Kant?
Resposta: Kant pensava que só existia um imperativo categórico básico: age apenas segundo uma máxima que possa ao mesmo tempo querer como leis universais. Este princípio é conhecido como principio da universalidade.
2. Você concorda com o argumento apresentado por Sandel? Justifique a sua resposta.
Resposta: Sim, o Sandel argumenta da regra de ouro é relativa,já o imperativo categórico de Kant invalida essa ação pois ela não segue o principio universal.
...