Como usamos geralmente a palavra "política"?
Tese: Como usamos geralmente a palavra "política"?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 00112233 • 16/4/2014 • Tese • 288 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
1- Em que sentidos costumamos usar a palavra política?
Usamos a palavra política ora para significar a uma atividade especifica – o governo -, realizada por um certo tipo de profissional – opolítico -,ora para significa uma ação coletiva – movimento estudantil nas ruas – de reivindicação de alguma coisa, feita por membros da sociedade e dirigida aos governos ou ao Estado.
2- O que queremosdizer quando relacionamos a política às atividades do governo?
O crescimento das atribuições conferidas aos governos, sob a forma do Estado, levou a uma ampliação do campo das atividades políticas, quepassaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais. Essa ampliação acabou levando a um uso generalizado da palavra política para referir-se a todamodalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização.
3- O que entendemos por política quando a associamos a atividades exercidas por especialistas e profissionais?
Apolítica parece como algo distante da sociedade, uma vez que é atividade de especialistas (administradores) e profissionais que se ocupam exclusivamente com o Estado e o poder. A política é feita”por eles” e não “por nós”, ainda que “eles” se apresentem como representantes “nossos”.
4- Qual o significado da política mais corrente para o senso comum e social?
O significado mais corrente é deconduta duvidosa, não muito confiável, um tanto secreta, cheia de interesses particulares dissimulados e frequentemente contrários aos interesses gerais da sociedade e obtidos por meios ilícitos ouilegítimos.
5- Que fatos contribuem para que se tenha uma visão negativa da política?
Um dos significados da política aparece como um poder distante de nós (passa-se no governo ou no Estado), ecercido porpessoas diferentes de nós (os administradores e profissionais da política), por meio de práticas secretas que beneficia quem o exerce e prejudicam o restante da sociedade.
...