Da filosofia ao mercado de trabalho: o fantástico mundo das cores
Por: vanusabenfica • 3/10/2019 • Relatório de pesquisa • 445 Palavras (2 Páginas) • 2.898 Visualizações
Mundo das cores
PALOMBO, andre romero. Da filosofia ao mercado de trabalho: o fantástico mundo das cores. São paulo. 2019
Desde 1998 trabalho na área de comunicação visual: substratos e mídias. 2011 – atualmente freelance em projetos de audiovisuais, atendendo empresas como: Latam, Disney, McDonald’s, CAOA, Queensberry etc. Graduação em: Tecnólogo em Criação e Produção Gráfica Digital e PósGraduação em: Formação de Professores para o Ensino Superior, ambos pela Universidade Paulista – UNIP. Professor e coordenador auxiliar de Comunicação Digital na UNIP, leciono nos cursos de Publicidade e Propaganda e Design de Interiores da instituição.
Esse trabalho do professor Andre Romero apresenta um importante tema sobre a introdução aos conceitos de cores: filosoficos e fisiologicos, psicologias das cores e paletas de cores. De acordo com Platão cores e a “Sensação formada pela união entre as chamas emanadas pelos corpos e o fogo da vista.” e Aristoteles dissia que “A cor como propriedade dos corpos, sendo sete cores primordiais, entre elas preto e branco.”
Des do inicio a cor e estudada em duas partes fisiologica que e a sua composição como ele anda como e transmitida como o nosso cerebro entende elas e a parte fisiologica quando vejo uma cor qual e a reação que eu tenho essa cor e mais alegre ou ela e mais triste.
Sobre as cores:
- Em 1672 Isaac Newton percebeu que a dispersão da luz branca que passa no prisma de vidro dava origem a cores.
- Posteriomente em 1802 Tomas Young definiu q as 7 cores poderia ser reduzidas a 3 cores.
- Em 1852 Hermann Ludwig von Helmholtz determinou que existem três espécies. Que são as cores primarias (RGB).
- Depois o tratado da pintura definil cores primarias para pigments como RYB.
- Agfa e kodak a padronizou das cores: magenta, ciano e amarelo.
- Em 1950 Deutsches Institut für Normung define o CMY mais o K (preto) como cores básicas de impressão.
- Goethe realizou o primeiro estudo interdisciplinar sobre cores.
As cores estão divididas em cores primarias, segundarias e terciarias.
Essa palestra tras muitas informações relevantes intressantes que mostra a reflexão soe a visão e as cores. O palestrante explica muito bem ele sabe passar o seu conhecimento sobre o incrivel mundo das cores, nessa palestra pude refletir, aprender e conhecer a visão de muitos filosofos. Mas o palestrante sempre para e cita os polo participantes isso tira um pouco concentração da palestra.
O tema abardado vai me ajudar a criar atividades de recreação bricadeiras, desafios e propostas sobre cores e colorir para realizar com os meus futuro alunos na aula de educação fisica.
...