Dossie De If
Dissertações: Dossie De If. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 123sandra • 1/12/2014 • 5.059 Palavras (21 Páginas) • 612 Visualizações
MÓDULO:
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA – 60h
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
O HOMEM
Questões obrigatórias para o dossiê
1. O que é filosofia? Responda, explicando a sua importância para a formação do pedagogo.
A filosofia é a arte da reflexão, ela evoca ao homem a necessidade de tornar consciente o mundo ao redor, compreendê-lo é mais do que entendê-lo, mas do que saber como funciona, mas compreender é alcançar seu significado e ao mesmo tempo dar a ele significado. Contribuições da filosofia para o século XXI discussão a respeito dos conceitos que são usados pela ciência, estabelecendo interdisciplinaridade dos diversos campos do saber.
2. Diferencie o homem e o animal.
Através dos tempos o homem foi se diferenciando dos animais por meio do raciocínio ,pois o homem é racional e assim foi se transformando.Primeiro transformou a comunicação em linguagem ,depois na escrita.e assim foi se desenvolvendo o conhecimento e dominando a natureza, e o animal é irracional, ele só busca a sobrevivência ,ele age por instinto.
3. Explique a influência do trabalho na constituição do homem e da cultura.
O homem ao longo da historia foi construindo e aprimorando suas atividades. As necessidades impulsionaram suas ações, buscando novos meios para sua sobrevivência. O homem foi construindo e transformando instrumentos auxiliadores e modificando a sua forma de pensar e de agir, e assim construindo suas culturas e sua historia.
4. Esclareça a influência da técnica no desenvolvimento da ciência e da sociedade.
O saber antes era contemplativo, voltado para compreensão da realidade, com a técnica passa a ser ativo no mundo, transformando-o. A sociedade também se transforma com a técnica, antes a divisão social era o sistema escravista e os que se ocupavam com as artes , ciências, governo. Os burgueses que eram ligados ao artesanato e comércio necessitam de técnicas aperfeiçoadas para aumentar seu sucesso e enriquecimento desenvolvendo mais tarde o sistema fabril e surgindo duas classes a proletária e os capitalistas detentores dos meios de produção.
5. Explique os conceitos de alienação e ideologia, citando exemplos. (Pesquise em outras fontes)
Alienação quando o ser humano deixa essa condição e passa a ser um objeto, não mais atua de forma crítica. Exemplos: torcidas de futebol, a mídia e seus telespectadores, pais separados alienando seus filhos.
Ideologia: quando as classes dominadas deixam de ver a própria submissão e o Estado, para ter seus interesses garantidos, faz parecer que vivemos numa sociedade harmônica. Exemplos: quando deixamos de usar roupas que gostamos pelo que está na moda, o consumismo.
6. O que significa tecnocracia? Evidencie seu posicionamento.
Tecnocracia significa domínio dos técnicos e das técnicas, em um mundo globalizado, é necessário o aperfeiçoamento de técnicos sobre as técnicas, pois a cada dias aparecem novas tecnologias, mas onde rege o capitalismo as normas morais esta saindo do padrão onde muitas vezes as técnicas desenvolvida trás danos ao planeta.
Questões para saber mais e para os exames
Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.
1. Relacione os conceitos de homem, trabalho e cultura.
Homem qualquer individuo da espécie animal que apresenta o maior grau de complexidade na escala evolutiva; o ser humano. Sociologicamente falando, o homem e o único ser capaz de se ver como objeto de análise .Ao mesmo tempo que e o observador,será também a “coisa” a ser analisada.
Cultura é o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. TAMBÉM SE DEFINE: é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação ( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc ), estando em permanente processo de mudança.
Podemos definir trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo.
2. Faça uma síntese histórica do trabalho.
A etimologia da palavra trabalho vem do substantivo latino tripalium, aparelho de tortura formado por três paus. Na Antiguidade grega, todo trabalho braçal era desvalorizado por ser executado por escravos. Na Roma Antiga, escravista, e na Idade Média, mão-de-obra camponesa servil, esse pensamento perdurou. Essa predominância de escravos e servos no exercício das atividades manuais, na antiguidade ocidental e na idade média européia, por exemplo, sempre levou à desvalorização desse trabalho, enquanto apenas as atividades intelectuais eram consideradas verdadeiramente dignas do homem. Tal maneira de pensar supõe a existência da divisão social com a manutenção do sistema escravista ou da servidão. Para Aristóteles, haveria escravidão enquanto as lançadeiras não trabalhassem sozinhas. As transformações das técnicas alteraram as relações sociais.
Na Idade Moderna, a partir do século XV, a situação começa a se alterar: o crescente interesse pelas artes mecânicas e pelo trabalho em geral justifica-se pela ascensão
...