Elabore um enunciado e explique o princípio do ceticismo
Tese: Elabore um enunciado e explique o princípio do ceticismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jorgeetorres • 13/3/2014 • Tese • 466 Palavras (2 Páginas) • 457 Visualizações
1- Elabore um enunciado e explique o princípio do ceticismo:
O ceticismo negava o dogmatismo das teorias. Assim diferenciava a realidade e a aparência, aceitavam com antecipação que a possibilidade do conhecimento da realidade era alcançada com de debates para achar um melhor caminho. Os céticos achavam um problema essa possibilidade, concluindo que a natureza das coisas não podia ser compreendida pelos homens, que só poderiam afirmar como as coisas lhe pareciam. Então sem possibilidade de provarem a “verdade”, eles deveriam reconhecer de que não era possível ser compreender por eles, assim, deveriam suspender qualquer julgamento sobre a natureza das coisas. A dúvida é um importante princípio dos céticos.
2- Quais as principais características da reinterpretação das obras de Platão em Plotino:
Para o dualismo platônico, que dizia que a realidade se dividia em sensível e inteligível. Plotino afirmava que existia uma realidade superior a ambas, chamada de Uno. E essa realidade estaria muito acima da compreensão humana, ele usava da imagem simbólica da luz para se referir a ela. De acordo com Plotino as outras realidades constituíam emanações dessa luz. Quanto mais longe do Uno menos parecido com a primeira luz ficavam as emanações.
3- Descreva o contexto histórico e filosófico do movimento da Patrística:
A patrística originou a Teologia e a Filosofia medievais. Fez na preparação das verdades de fé do Cristianismo e na defesa contra os pagãos e as heresias. A patrística tentou explicar o Cristianismo com base nos escritos gregos, para unir ao cristianismo e convencer as pessoas. Isso não só favoreceu ao desempenho religioso, como a sistematização das ideias da igreja.
4-Explique separadamente, como a verdade pode ser alcançada e fundamentada no pensamento de Agostinho e Tomás de Aquino:
Tomás de Aquino: Ele expressou uma grande fé, dedicando toda a sua vida à religião, ao ensino da filosofia cristã e a sistematização e ensino da filosofia cristã. Baseou-se nas obras de Aristóteles para a sua Teoria das causas, pondo Deus a como primeira causa. Considerou que a experiência sensível poderia servir como base, para conhecimento de Deus.
Agostinho: Em suas escrituras respondeu aos céticos em defesa da de que o conhecimento era graças a Deus. Via o mal como apenas a ausência do bem. Teve influencia do Neoplatonismo, mas usou Deus como a figura de Uno. Assim defendeu a ideia de que todos os seres sensíveis correspondiam a ideias presentes no intelecto de Deus.
5- Pesquise as provas da existência de Deus elaboradas por Agostinho e Tomás de Aquino:
Tomás de Aquino: Usou cinco coisas para explicar a existência de Deus, primeira Causa Ser necessário e Ser casual, Ser Perfeito e Causa da Perfeição dos outros e Inteligência Ordenadora.
Agostinho: Para chegar à prova da existência de Deus, Agostinho, trabalhou nas primeiras intuições do espírito, o existir, o viver e o entender.
...