Espressao
Ensaio: Espressao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gimegiolaro • 8/5/2014 • Ensaio • 563 Palavras (3 Páginas) • 419 Visualizações
ATIVIDADE COMPLEMENTAR 8
Pergunta 1
Ana é professora, levou o quadro abaixo e pediu para que os estudantes fizessem uma leitura crítica da obra. Porém a maioria deles disse que o quadro não tinha sentido nenhum. Assinale a alternativa que seria a mais indicada para que Ana conseguisse uma leitura crítica por parte de seus alunos:
Resposta Correta:
a) poderia ter explicado o contexto da época, bem como as vertentes estéticas que cercavam o autor quando da produção do quadro, assim como esclarecer questões sobre a vida e a obra do pintor.
Pergunta 2
Com base no conteúdo referencial da unidade, podemos definir como inferência:
Resposta Correta:
a) o processo de associação de informações em que o interlocutor coloca em prática durante e após a leitura de um texto.
Pergunta 3
Leia as afirmações.
As resenhas desempenham papel fundamental para qualquer estudante ou especialista. Elas podem ser úteis ao leitor
PORQUE
Ao misturar informações e opiniões acerca da obra, elas destacam pontos que permitem ao leitor decidir se o texto lhe interessa ou não.
Assinale a alternativa correta, de acordo com o conteúdo referencial da unidade e a possível relação entre as afirmações.
Resposta Correta:
a) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda justifica a primeira.
Pergunta 4
Com base nos estudos vistos na unidade, podemos dizer que a intertextualidade auxilia a fazer uma leitura crítica, pois:
Resposta Correta:
a) possibilita que o leitor estabeleça relações durante e após a leitura do texto, realizando melhores conexões de ideias, o que permite uma maior compreensão do texto.
Pergunta 5
Leia o trecho da resenha abaixo:
Comovente o livro “O Menino do Pijama Listrado“, de John Boyne. Ele traduz de forma original os horrores da Segunda Guerra Mundial no interior da própria Alemanha. É através do olhar inocente de uma criança que nada sabe sobre confrontos bélicos e ideologias nazistas que esta história é revelada.
Bruno é um garoto de apenas nove anos que ignora sua realidade; tudo que ele sabe sobre sua repentina partida de Berlim, cidade na qual levava uma vida aconchegante, e sua nova existência próxima a uma cerca que o separa de um universo distinto, é que esta mudança está ligada ao trabalho de seu pai.
Na verdade, o progenitor de Bruno é um oficial alemão nazista de alta hierarquia, subordinado imediatamente a Hitler; sob novas ordens, ele se transfere, junto com os familiares, para uma casa localizada nas vizinhanças do campo de concentração de Auschwitz.
Como quase todas as crianças, o menino logo se acostuma com as novidades e, mesmo não compreendendo porque as pessoas do outro lado do muro vestem sempre
...