Estudo do Mito da Caverna
Por: ronasser • 17/5/2017 • Dissertação • 266 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
[pic 1]
Curso: Introdução a Filosofia – CSO 04687 – 2016/2
Aluno: Roger Nasser
Professor: Sérgio Schweder
Estudo de Caso: Baseado no texto reescrito do Mito da Caverna, passagem do livro “A República” do filósofo grego Platão.
Responder o que o texto quer dizer acerca:
- da Realidade?
A realidade é relativa e dinâmica, construída a partir do conhecimento. Ou seja, é o resultado do processo de análise e absorção do conhecimento adquirido através dos sentidos. A percepção da realidade muda a partir do momento em que o conhecimento é reciclado ou reformulado de acordo com novas informações ou evidências.
- da função das imagens criadas pela cultura, conceitos e informações?
Tem o propósito de auxiliar ou coagir a sociedade através da representação dos conceitos de certo ou errado. Podemos chegar a essa conclusão ao analisar o comportamento dos prisioneiros que ficaram na caverna ridicularizando o personagem que havia voltado, pois só conseguiam acreditar na realidade visível na parede da caverna.
- do que a caverna simboliza ?
A caverna é uma alegoria da alienação relativa a um nível de ignorância intelectual do ser humano. A caverna representa o mundo físico sem o saber filosófico. Representa a ignorância, a alienação, o nível mais baixo do conhecimento. O ser humano levado a inércia mental, destituído de curiosidade e espírito crítico.
- como é possível conhecer a realidade ?
Para conhecer a realidade devemos sair da Caverna, passar por todos os níveis de conhecimento filosófico e, ao voltar a caverna, ter a capacidade de formar um espírito crítico ao compreender/vislumbrar os contextos que envolvem toda essa realidade subjetiva, o mundo físico e os atores que dela participam.
...