Exemplo De Resenha De Artigo Cientifico
Dissertações: Exemplo De Resenha De Artigo Cientifico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KaarenBarroso • 5/10/2013 • 497 Palavras (2 Páginas) • 1.158 Visualizações
Silva, PRS, Romano, A, Gava, NS, et al. Perfil de aptidão cardiorrespiratória e metabólica em bailarinos profissionais. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v.5, p. 81-85. 1999
Silva PRV et al tem por objetivo neste presente estudo verificar as alterações cardiorrespiratórias e metabólicas provocadas pelo treinamento específico de Balé Clássico, pois demais estudos verificados ate o presente se contradizem se esse tipo de atividade estimula suficientemente estes sistemas ou somente há um estimulo modesto que não aumenta de modo adequado, a capacidade aeróbia dos bailarinos.
A metodologia foi aplicada em 16 bailarinos sendo comparados com um grupo controle de indivíduos sedentários; através de avaliação de esforço, submetidos a eletrocardiograma em repouso para identificar possíveis alterações eletrocardiográficas, antecedendo o treinamento de Balé foram submetidos a Teste de esforço (TE) máximo em esteira rolante para monitorar a frequência cardíaca em repouso e durante o TE e na fase de derivações; Foram medidas as Pressões arteriais sistólicas e diastólicas (PAS a PAD) e calculadas a ventilação pulmonar, consumo de oxigênio, produção de dióxido de carbono e frações expiradas de oxigênio e de dióxido de carbono. O Limiar aeróbico (LA) foi detectado por menor equivalente ventilatório de CO2 (VE.VCO2-1), procedido de seu valor abrupto e de maior fração expirada de CO2 (FECO2).
Não houve diferença nos resultados da frequência cardíaca, PAS e PAD, entre bailarinos masculinos e femininos e o grupo controle, houve resultados semelhantes no exercício máximo, a Resposta da PAS e a Frequência cardíaca não se modificaram significantemente; o consumo de oxigênio no LA para bailarinos homens foi significantemente diferente comparado ao grupo de controle, não houve diferença no Feminino. Quanto a frequência cardíaca no LA não apresentou diferenças. Não houve modificações significantes quanto à ventilação pulmonar na intensidade máxima de exercício no consumo máximo de oxigênio e a frequência cardíaca quando foram comparados bailarinos masculinos e femininos com o grupo controle.
Podemos observar através do presente estudo e dos resultados obtidos que não houve alterações cardiorrespiratórias e metabólicas somente com o treinamento especifico de Balé, pois os resultados apresentados pelo grupo masculino e feminino de Bailarinos profissionais são de indivíduos não treinados, o treinamento específico de dança não gerou estímulos adequados para desenvolver estímulo de capacidade aeróbica e bradicardia.
Portanto como os autores acreditam que a rotina específica de dança, parece não gerar estimulo suficiente para melhorar a aptidão cardiorrespiratória e metabólica dos bailarinos, sugere-se condicionamento físico aerobiose adicional ao treinamento de balé para que os bailarinos tenham um suporte aeróbio mais adequado para realizar exercícios intermitentes.
...