Filosofia Pilares do pensamento
Tese: Filosofia Pilares do pensamento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: chrystian75217 • 20/11/2013 • Tese • 553 Palavras (3 Páginas) • 570 Visualizações
Caso 1 - Os pilares do pensamento
Pergunta-se:
1. Qual a importância da Filosofia?
Resposta: Está em causar a reflexão, a filosofia nos permite ter mais de uma dimensão, além da que é dada pelo agir imediato no qual o ‘indivíduo prático’ se encontra mergulhado. É a filosofia que dá o distanciamento para a avaliação dos fundamentos dos atos humanos e dos fins que eles se destinam. Portanto, a filosofia é a possibilidade de transcendência humana, ou seja, a capacidade de superar a situação dada e não-escolhida. A filosofia impede a estagnação ela percorre um caminho em busca da verdade que é sem fim.
2. Como o autor fundamenta a utilidade da filosofia nos tempos atuais?
Resposta: Fundamenta tentando explicar o motivo da decadência da vida moderna; que o ideal seria buscar o equilíbrio das quatro partes que seria o bom, o útil, o verdadeiro e o belo, e que a busca de uma delas não deveria ofender as demais, ou pelo menos deveria atingi-las o mínimo possível. Hoje, tudo que tem um propósito prático e imediato tende a ser valorizado. Hoje, vivemos o império do útil, seguido do belo, do bom e deixamos o verdadeiro para o final. Parece que a regra vigente é esta: se for útil não precisa ser verdadeiro e se for belo não precisa ser bom.
Caso 2 - Sobre os fundamentos da Justiça
1 - É possível dizer que o texto apresenta uma reflexão filosófica sobre o Direito?
Resposta: Não; o texto apresenta uma reflexão filosófica sobre justiça e não uma reflexão filosófica do Direito. Direito é um conjunto de leis em geral para colocar ordem na sociedade, mostrando assim quais os direitos e quais os deveres de cada um. Justiça é a virtude de dar a cada um aquilo que é seu. A faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência. Numa interpretação de um crime, por exemplo, o direito permanece intacto, enquanto a justiça pode ser alcançada por vários ângulos.
2 - Destaque uma parte do texto que justifica sua resposta anterior.
Resposta: “Antes de tudo, chamemos a atenção para o fato de que o senso comum tende sempre a confundir justiça com o Poder Judiciário.”
Semana 12 - Filosofia (Universidade Estácio de Sá)
1 - Como afirmamos acima, John Rawls procurou estabelecer princípios de justiça, a partir de algumas premissas. Denominou um desses princípios como princípio da diferença (maximin). O que significa este princípio na visão de Rawls?
R: De acordo com rawls, a sociedade deve ser capaz de promover a distribuição igual dos bens e riquezas entre a sociedade, exceto se a existência de desigualdades econômicas e sociais gerar um maior benefício para os menos favorecidos. Ou seja, as desigualdades sociais e econômicas devem ser ordenadas de tal modo que sejam consideradas como vantajosas para todos dentro dos limites do razoável.
2 - É possível afirmar que o sistema de cotas baseia-se no princípio da igualdade de oportunidades, pensado por J. Rawls? Segundo o artigo acima, qual o objetivo a que visa o sistema de cotas?
R:
...