Filosofia classica
Por: Isabela Costa • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 260 Palavras (2 Páginas) • 1.893 Visualizações
1) O que significa dizer que a não- indiferença é a essência do valer?
Isso significa que não permanecemos indiferentes diante dos seres que constituem o nosso mundo familiar, pois constantemente atribuímos a eles valores bipolarizados: bom e mau, verdadeiro e falso, belo e feio, generoso e mesquinho, sublime e ridículo, e assim por diante.
2) Explique está afirmação: O ser homem,diferentemente do animal,é capaz de produzir interdições.
. A frase se refere que dentre os animais que existem em nosso mundo, o ser humano é o único capaz de criar ferramentas e utensílios, o único capaz de questionar o porquê disso e o porquê daquilo e dar explicações e respostas definitivas.
3) Em que consiste o caráter histórico-social da moral? E o caráter pessoal?
O caráter histórico social consiste em saber e criar a sua identidade através dos fatos que ocorreram no passado , visando o futuro de uma forma melhor . O caráter pessoal consiste em quem você se tornou , mesmo com todos os aspectos do seu passado . ou seja , quem você se tornou , o que você faz para ser melhor.
4) Ao explicar a superação dos dois polos contraditório da moral ( o social e o pessoal), analisa a citação de Pascal que consta da epifrafe do capítulo: A verdade moral zomba da moral.
5) Pois em nossa visão eles são pessoas anti éticas , sem conceitos e valores humanos, são julgados pelo seus atos e a sociedade em si não os aceitam, eles não cumprem o conjunto de regras que determinam um individuo em um grupo social.
6)
...