Filososofia
Ensaio: Filososofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Almada • 18/11/2014 • Ensaio • 1.087 Palavras (5 Páginas) • 240 Visualizações
• Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos
Qual o papel que desempenharam os Sofistas na Filosofia e no Direito?
Resposta Selecionada: b.
embora atribuídos - por alguns filósofos – com qualidades negativas, hoje seu papel para a Filosofia e para o Direito são reconhecidos;
Respostas: a. tratava de filósofos estelionatários que enganavam a população;
b. embora atribuídos - por alguns filósofos – com qualidades negativas, hoje seu papel para a Filosofia e para o Direito são reconhecidos;
c. foram efetivamente os filósofos que encomendaram a morte de Sócrates por assassinos Assírios;
d. ratam-se de Filósofos que lutavam pela perpetuação do Mito;
e. foram discípulos de Sócrates utilizando a dialética;
Feedback da resposta: Alternativa correta: “b”
Justificativa: alguns atribuem papel negativo aos Sofistas, porém, hoje em dia, sabemos que as discussões apresentadas (então) pelos Sofistas são importantes (até os dias de hoje), na medida em que ainda são motivos de fortes discussões tanto para o Direito bem como para a Filosofia
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• Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos
Há diferenças entre Sócrates e os Sofistas? Em caso afirmativo, assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada: a. Sócrates, ao contrário dos Sofistas que julgavam o Homem estar no centro das indagações filosóficas, punha o Justo;
Respostas: a. Sócrates, ao contrário dos Sofistas que julgavam o Homem estar no centro das indagações filosóficas, punha o Justo;
b. Sócrates, ao contrário dos Sofistas, cobrava por seus ensinamentos;
c. Sócrates, ao contrário dos Sofistas que punham elementos naturais no centro das indagações filosóficas, punha o ganho econômico;
d. ao contrário dos Sofistas, Sócrates julgava tudo saber;
e. Sócrates, ao contrário dos Sofistas, pregava a participação dos jovens na vida pública;
Feedback da resposta: Alternativa correta: “a”
Justificativa: Ao contrário dos Sofistas, ele punha o Justo (e não o Homem) no centro de sua Filosofia.
• Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
Platão com relação à opinião pública e a democracia ateniense:
Resposta Selecionada: c.
tinha uma profunda desilusão, pois viu o fim de Sócrates;
Respostas: a. tinha profundo respeito, pois, acreditava que a “voz do povo era a voz de Deus”;
b. tinha profundo respeito tanto que julgou Sócrates;
c. tinha uma profunda desilusão, pois viu o fim de Sócrates;
d. tinha profundo respeito na medida em que condenaram Sócrates como deveriam;
e. NDA.
Feedback da resposta: Alternativa correta: “c”
Justificativa: Platão, depois de presenciar a morte de seu Mestre, desilude-se com a democracia ateniense (que reputava estar repleta de defeitos) e com a opinião pública (aliás, foi esta que matou o sábio, Sócrates).
• Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
Diante do que vimos sobre o Mito, correto destacar quanto ao rito que:
Resposta Selecionada: b.
trata-se de elemento integrante do Mito, pois vincula seus participantes;
Respostas: a. trata-se de mera ligação casual com o Mito;
b. trata-se de elemento integrante do Mito, pois vincula seus participantes;
c. trata-se de elemento integrante do Mito na medida em que isola seus participantes;
d. trata-se de uma invenção trazida pela ciência;
e. trata-se de uma invenção puramente Filosófica, pois o Mito não existiu.
Feedback da resposta: Alternativa correta: “b”
Justificativa: O rito traduz um conjunto de atos em que os participantes/integrantes exprimem com gestos, comportamento etc. uma ligação com o Mito.
• Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos
Lembre-se da transição do Mito para os pré-socráticos. Assim, podemos afirmar que:
Resposta Selecionada: e. estes filósofos ainda estavam inseridos em uma sociedade mítica, mas se abstraíram, buscando explicações nos fenômenos naturais.
Respostas: a. foram estes filósofos que inseriram o pensamento mítico em Atenas;
b. foram estes filósofos que ajudaram a condenar Sócrates;
c. foram estes filósofos que pregavam a democracia grega;
d. estes filósofos eram intimamente integrados no pensamento mítico, refutando qualquer explicação fora dele.
e.
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