Fisa
Tese: Fisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karol31 • 27/9/2014 • Tese • 353 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
A menção aos professores de grego é importante, porque um dos requisitos para a participação no grupo, que reúne cerca de 15 pesquisadores, é poder lidar com os textos de Platão e Aristóteles na língua original, o grego antigo – ou, no caso da filosofia romana, o latim clássico.
“O seminário central, no qual convergem todos os interesses, consiste na leitura e interpretação dos Tópicos, de Aristóteles”, afirmou Zingano. Trata-se de uma obra escrita no período final de seus 20 anos de discipulado na Academia de Platão, que se encerraram em 348 a.C., pouco depois da morte do mestre.
“Nos Tópicos, Aristóteles estabeleceu uma série de regras para os procedimentos dialéticos, sobre como discutir uma tese com base em opiniões reputadas. Por isso, tal obra é fundamental para todos os que se dedicam a um estudo em profundidade do pensamento grego antigo. Os Tópicos funcionam como uma espécie de chave de leitura para muitos outros textos e debates”, disse o coordenador do Temático.
A rotina do grupo consiste em dois encontros mensais para discutir os Tópicos. E em seminários especiais para tratar de temas específicos das filosofias de Platão ou de Aristóteles, ligados à metafísica ou à teoria da ação. “Além disso, a cada semestre, recebemos três professores de fora, que dão seminários intensivos”, disse Zingano.
Intercâmbios
A ideia básica é a de que filosofia se faz com a leitura dos textos originais nas línguas originais e com intenso intercâmbio entre pesquisadores de diferentes instituições, do país e do exterior.
Os resultados palpáveis são a produção e a publicação de livros ou artigos, com traduções dos textos ou discussão de temas relevantes.
“Um dos intercâmbios a destacar é o que mantemos, atualmente, com a Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Reunimo-nos, alternadamente em São Paulo ou em Princeton, durante três dias no mês de janeiro. Para essas reuniões, escolhemos antecipadamente certos textos e os distribuímos para todos os doutorandos, de modo que cada texto seja apresentado e discutido por uma dupla formada por um aluno da USP e outro de Princeton. Eles preparam a exposição por e-mail, fazem a apresentação conjuntamente e, depois, todos os participantes debatem”, relatou o coordenador.
...