Grande Racionalismo Clássico
Ensaio: Grande Racionalismo Clássico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 30/11/2013 • Ensaio • 383 Palavras (2 Páginas) • 897 Visualizações
yrtrnto através da política , das técnicas. Tanto a teoria quanto a pratica , foram alimentadas com grandes descobertas marítimas que garantiram ao homem o conhecimento de novos mares , novos céus , novas terras e novas gentes , permitindo – lhe Ter uma visão crítica da própria sociedade . Essa "explosão"cultural e política levou críticas profundas à igreja Romana culminando na reforma protestante , baseada na idéia de liberdade de crença e de pensamento.Os nomes mais importantes desse período são : Dante , Marcílio Ficino , Giordano Bruno , Campanella , Maquiavel , Montaigne , Erasmo , Tomás Morus , Jean Bodin , Kleper e Nicolau de Cusa
Esse período é marcado por três mudanças intelectuais , e é conhecido como O Grande Racionalismo Clássico.
1-A filosofia , começa pela reflexão , isto é , pela volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer sua capacidade de conhecer
O ponto de partida é o sujeito do conhecimento como consciência que conhece sua capacidade de conhecer. O sujeito do conhecimento é um intelecto no interior de uma alma , cuja natureza ou substância é completamente diferente da natureza ou substância de seu corpo e dos demais corpos exteriores.
Por isso a Segunda pergunta da filosofia é : como o espírito ou intelecto pode conhecer o que é diferente dele?
Como pode conhecer os corpos da natureza?
2- A resposta para essa pergunta , constitui a Segunda grande mudança intelectual dos modernos , e essa mudança diz respeito ao objeto do conhecimento.
Isso significa por um lado que tudo o que pode ser conhecido deve poder ser transformado num conceito ou numa idéia clara e distinta demonstrável e necessária formulada pelo intelecto e por outro lado que a natureza e a sociedade ou política podem ser inteiramente conhecida pelo sujeito.
3- Essa concepção de realidade como efetivamente racional e que pode ser plenamente captada pelas idéias e conceitos preparou a terceira grande mudança intelectual moderna.
A realidade a partir de Galileu é concebida como um sistema racional de mecanismos físicos , cuja estrutura profunda e invisível é matemática . O "livro do mundo" , diz galileu está escrito em caracteres matemáticos.
A realidade é um sistema de causalidades racionais rigorosas que podem ser conhecidas e transformadas pelo homem.
Predomina assim nesse período a idéia de conquista científica e técnica de toda a realidade a partir
...