HERACLITO DE EFESO
Trabalho Escolar: HERACLITO DE EFESO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CRISIS • 5/8/2014 • 382 Palavras (2 Páginas) • 1.033 Visualizações
Heráclito de Éfeso
Considerado como um dos mais importantes filósofos do período conhecido Pré-Socráticos, Heráclito nasceu na cidade de Éfeso na Ásia menor. Heráclito tinha uma forma de pensar singular e de difícil compreensão. Ele afirmava que nada é estático e que tudo muda o tempo todo. Que para haver equilíbrio e harmonia deveria existir uma oposição entre os contrários. Ex: o dia, a noite, o quente, o frio. Assim na sua concepção de que tudo na vida flui, muda, passa, seja valores ou opiniões.
Conclui-se que o mais coerente seria afirmar que não existe coisas quentes e sim, as coisas estão quentes, podendo a qualquer momento tornar-se fria, não existem pessoas boas ou pessoas ruins, mas sim pessoas praticando algo bom ou ruim. Heráclito acreditava que era possível chegar ao pleno conhecimento com o auxílio dos cinco sentidos, ou seja, audição, visão, olfato, tato e paladar que nos levaria a compreender o logos, a eterna mudança da natureza e a enxergar além das aparências e entender o ser como sendo uno, porém múltiplo.
Heráclito afirmava que o fogo era o elemento básico para explicar a medida e a moderação de alguma coisa, uma metáfora. O fogo primordial distribuía em todos as coisas de forma igual e harmoniosa, e esse fogo apaga e ascende eternamente.
Parmênides de Eléia
Parmênides era outro filósofo Pré-socrático também muito importante, nasceu em Eléia. Participou ativamente da vida política e tinha grande influência entre os magistrados da cidade de Eléia. A razão era o seu objeto para a busca do conhecimento e da verdade.
Afirmava que é no mundo da ilusão, das aparências e sensações que os homens vivem seu cotidiano, e que somente poderia alcançar o conhecimento somente através dos cinco sentidos. Ao contrário de Heráclito, Parmênides dizia que tudo era estático, que a natureza era imutável, e o ser era uno e imortal.
Parmênides formulou um princípio muito complexo de se entender, o ser é o ser, não ser, não é. O ser é, é pensável, divisível e existe. O não ser, não é, por isso não é pensável, nem divisível e não existe. Esse princípio é conhecido como ontologia, que é o estudo do ser ou pensamento do ser.
Referência Bibliográfica: Marilena Chaui/Introdução a história da Filosofia
Dos Pré-socráticos a Aristóteles. Volume I / Segunda edição revista, ampliada e atualizada.
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