Historia Da Filosofia
Ensaios: Historia Da Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MideQua • 18/3/2015 • 551 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Considere a seguinte passagem explicativa do pensamento de Husserl no livro didático:
“Nestes casos o "objeto" intuído pelo processo não se encontra lá "em pessoa", mas é consciente para o sujeito. Sob tal definição, mesmo objetos da mera imaginação são objetos que trazem consigo "objetos fenomenais" e que não podem ser caracterizados por sua atualidade.”.
Explique, com base no livro didático, o que Husserl pretende dizer com a afirmação de que mesmo objetos da imaginação trazem consigo objetos fenomenais. (3,5 pontos)
É que a fenomenologia tem seu foco especifico na estrutura essencial, que permite que os objetos de nossa experiência natural constituam-se a si mesmos na consciência.
Resumindo o que Husserl quis dizer com o seguinte texto, os objetos serão um nada para um sujeito cognoscente, se eles não aparecem para ele, se o sujeito não tem deles um fenômeno. Fenômeno significa um certo conteúdo que habita intrinsecamente a consciência intuitiva do sujeito em questão e, ainda, é o substrato de uma atualidade valorativa, Isto é, o valor será verdadeiro ou falso.
2. Analise de forma crítica o conceito existencialista de "autenticidade".
Elabore sua argumentação construindo uma explicação do conceito de autenticidade e a ligação que este possui com a filosofia existencialista de Sartre. Não elabore apenas um comentário ao que consta no livro didático e sim crie sua própria argumentação quanto ao conceito e a importância (ou não) do mesmo para a existência humana. (3,5 pontos)
O existencialismo é um humanismo, Jean-Paul Sartre defende diante de uma platéia formada por católicos e marxistas que o existencialismo não se trata de uma filosofia pessimista, contemplativa ou passiva. Para ele o existencialismo é uma doutrina de ação. Na medida em que seus ensinamentos dizem que o homem não tem nada e não é nada além do que suas atitudes o fazem ser, ele cria-se como quiser e é responsável por cada uma de suas ações.
Autenticidade é o reconhecimento da Angústia, é a responsabilidade que provoca a Angústia. Essa surge devido a inexistência de padrões de atitude já que o homem é livre. Porém para tentar fugir da Angústia da escolha o indivíduo atribui a algo a sua responsabilidade enganando-se e deixando enganar-se.
3. O Indutivismo, como explicação do empreendimento científico, apresenta como base de sua explicação da ciência o Princípio de Indução. Como você estudou este princípio apresenta vários problemas de justificação. Considerando as orientações do Princípio de Indução apresente um exemplo de investigação Indutiva na ciência e aponte os problemas que o mesmo pode enfrentar caso se exija a justificação de seus passos constitutivos. (3,0 pontos)
A ciência é uma garantia de que um objeto particular se comporta
...