História do Pelourinho
Projeto de pesquisa: História do Pelourinho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LARACATY • 23/11/2014 • Projeto de pesquisa • 3.351 Palavras (14 Páginas) • 319 Visualizações
Centro Universitário de Planalto de Brasília
Trabalho sobre Estado da Bahia
Brasília-2014
Centro Universitário de Planalto de Brasília
Trabalho sobre Estado da Bahia
Alunos: Prof.: Juliana Sala: 04 Vespertino
Daniele Cristina
Danúbia Alencar
Gabriela Costa
Michele Claro
Murielly Nunes
Thyago Silva
Brasília-2014
Sumário
Introdução 4
Historia do Estado da Bahia 5
História do Pelourinho 6
História do Farol da Barra 7
Dados e Informações do Estado da Bahia 8
Culinária da Bahia 9
Curiosidade sobre o quente e o frio 10
História da Cocada 11
História da pimenta 11
Cultura Popular 12
Receita da Cocada Arretada 12
Questionário sobre o produto 14
1 - O estado brasileiro que foi definido em sorteio. 14
2 - Criatividade, inovação, utilidade, responsabilidade social e ecologicamente correto 14
3 - Quais serão os principais clientes e porque foi escolhido esse nicho de mercado? 15
4 - É um produto que agrada imediatamente, passa confiança, desperta curiosidade ou necessita de maiores informações, orientações para ser adquirido? 16
5 - Como será a atuação e os argumentos no caso do cliente criar objeções para comprar o produto? 16
6 – Falar detalhadamente sobre o produto, porque o cliente deve adquirir, quais são os pontos fortes do produto. 17
7 - Fechamento de compras: explique porque o cliente fez um grande negócio. 17
8 - Pós venda: lembrem-se, muitos clientes compram devido ao bom serviço de pós venda. 18
9 - Determinação dos critérios, gerenciamento de informação, implantação de ações, detectadas no relacionamento cliente/organização (SIM; SAC; internet; sistema 0800). 18
10 - Identificação e estabelecimento de alianças com o cliente visando o fortalecimento do relacionamento (MKT de relacionamento). 19
Referências 21
Anexo 23
Relatório individual 25
Daniele Cristina 25
Danúbia Araújo Alencar 26
Gabriela Costa Silva 27
Michele Claro 28
Murielly Nunes Guedes 29
Thyago da Silva 30
Introdução
A cocada é um doce tradicional da Angola e típico no Brasil, foi trazida pelos negros africanos que aqui chegaram como escravos, e a inseriram em nossas culinárias, assim como diversos pratos baianos característicos.
As pimentas são originárias das Américas do sul e central e foi no tempo do Descobrimento que elas foram introduzidas no resto do mundo: Europa, Ásia e África. Os espanhóis e portugueses foram os primeiros, fora os nativos, que mantiveram contato com esta planta e daí em diante levaram para todos os lugares, adquirindo características e nomes próprios em cada um deles, fazendo parte de cada cultura.
O objetivo deste trabalho é mostrar o resultado da união dessas iguarias em uma sobremesa e demonstrar como seria sua atuação no mercado.
Historia do Estado da Bahia
A Bahia é o coração histórico do Brasil. A terra onde pisaram os primeiros europeus. Local dos primeiros povoados com europeus, da primeira cidade e capital do Brasil.
Foi por muito tempo o centro político, comercial e cultural do País. Local do primeiro grande porto e da primeira grande casa de espetáculos. Foi a primeira sede da Corte, em 1808, e também o palco das principais lutas pela Independência do Brasil.
Onde se construíram os primeiros templos cristãos e rezaram-se as primeiras missas. Local da primeira catedral e da primeira diocese.
Após a queda na exploração de minerais preciosos nas Minas Gerais, no final do século 18, a Bahia voltou a ser a mais rica capitania do Império Lusitano. Salvador era a segunda maior cidade do Império, atrás apenas de Lisboa, e o maior porto do Hemisfério Sul.
História do Pelourinho
A história do bairro soteropolitano está, intimamente, ligada à história da própria cidade, fundada em 1549 por Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil, que escolheu o lugar onde se localiza o Pelourinho por sua localização estratégica - no alto, próximo ao porto e com uma barreira natural constituída por uma elevação abrupta do terreno, verdadeira muralha de até noventa metros de altura por quinze quilômetros de extensão, facilitando a defesa da cidade.
Era um bairro eminentemente residencial, onde se concentravam as melhores moradias até o início do século XX e como centro comercial e administrativo. A partir dos anos 1950, o Pelourinho sofreu um forte processo de degradação, com a modernização da cidade e a transferência de atividades econômicas para outras regiões da capital baiana, o que transformou a região do Centro Histórico em um antro de prostituição e marginalidade, mas tornando-se moradia
...