Liderança
Artigo: Liderança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daieneazevedo • 27/5/2014 • Artigo • 2.513 Palavras (11 Páginas) • 326 Visualizações
LIDERANÇA
O administrador que tem a missão de liderar profissionais para obter resultados por intermédio de pessoas tem que ter um treinamento especializado, dedicação, perseverança, para poder desenvolver suas habilidades.
Conceito de liderança:
Liderança é a arte de comandar pessoas, influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.
Um líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústria, no exército, etc. O líder proporciona a coesão necessária para realizar os objetivos do grupo. Um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.
Em uma organização, a liderança é um tema de fundamental importância, pois está relacionado com o sucesso ou o fracasso, com conseguir ou não atingir os objetivos definidos. Principalmente no contexto empresarial ou de uma organização, é importante saber fazer a distinção entre líder e chefe. Um chefe tem a autoridade para mandar e exigir obediência dos elementos do grupo porque muitas vezes se considera superior a eles. Um bom líder aponta a direção para o sucesso, exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade.
Poder e liderança:
“Liderança é a forma como o poder é utilizado no processo de influenciar as ações dos outros, sendo possível afirmar que liderança é a habilidade de exercer o poder, ou seja, é a sua prática.”
A liderança é um tipo de poder pessoal. A influência de um líder é um conceito estreitamente ligado ao conceito de poder e autoridade.
O poder deriva de fontes externas e internas ao individuo.
Externas: Riquezas, posse de bens, posição na hierarquia, participação em grupos.
Internas:Perícias e características de personalidade
INSTALAÇÃO DA LIDERANÇA
Profissionais que relaciona atributos de líderes mencionam aspectos como riqueza, tipo físico, inteligência e conhecimentos com uma freqüência muito menor do que se poderia supor. Os atributos considerados emocionais dominam essa relação.
Atributos como:
• Ser humano
• Da liberdade para novas idéias
• Passar confiança
• Elogiar
• Acreditar na capacidade das pessoas
• Ser humilde
EXISTE FORTE COMPONENTE EMOCIONAL NO EXERCÍCIO DA LIDERANÇA
O elo emocional fortalece as qualidade pessoais, mais essa forma de liderança carismática, gera um risco para o ambiente organizacional, porque compromete a critica.
A LIDERANÇA INSTALA-SE PELA EMOÇÃO
A emoção uni líder e liderados. O líder é uma pessoa sensível quanto ao seus seguidores.
Líderes elaboram emoções, irradiam energia psíquica. Colocam as pessoas em ação e contribui para que o individuo supere suas dificuldades, tudo isso faz com que eles se tornem pessoas significativas para os liderados.
LÍDERES SÃO PESSOAS SIGNIFICATIVAS PARA OS LIDERADOS
O líder desenvolve no liderado a percepção de relacionamento interpessoal significativo, positivo e proativo. Possui a capacidade de orientar em decisões, mostra-se presente em todos momentos.
Pelo seu comportamento, o líder marca sua imagem, que não pode ser apagado no inconsciente dos liderados, por isso se torna significativos.
ATRIBUTOS DOS LÍDERES
Líderes enxerga onde ninguém enxergou, vê aquilo que ninguém viu, tem a capacidade de produzir visões. Além disso, um bom líder influencia seus liderados de modo a dar a eles uma nova visão sobre as coisas e também, os incentiva a serem melhores do que já são.
O líder e a construção de visões
Não há liderança sem uma visão.Um líder sem visão é alguém que não vai a lugar algum. Cabe ao líder desenvolver a capacidade de analisar as situações como um todo, do macro para o micro, percebendo cada detalhe a fim de evitar futuros problemas.
Tem a percepção do que deve ser edificado, do objetivo a ser atingido e também da importância a linguagem, de como ele vai transmitir, para produzir efeitos emocionais nas pessoas.
Perseverar nos momentos difíceis
O líder tem a habilidade de ter a visão nos momentos em que as dificuldades é a causa do desanimo das pessoas.
Para evitar que isso aconteça, eles tem que comunicar a visão continuamente, alertar os perigos e se antecipar, manter as pessoas informadas dos resultados positivos e manifestar sua apreciação pelas iniciativas que reforça a persistência para atingir as metas.
Compromisso:
Líder tem compromissos com as causam que assume por meio de sacrifício pessoal e demonstram isso.
Habilidade interpessoal
O líder reconhece que os resultados obtidos depende das suas habilidades interpessoais e que elas podem ser aprendidas e aperfeiçoadas. Sabe também que não basta conhecer suas habilidades, elas tem que ser transformadas em comportamentos.
Os comportamentos devem ser estabelecidos através dos componentes emocionais.
Autoconhecimento
A busca da liderança é, inicialmente, uma busca interior para descobrir quem você, de fato, é. Através do autoconhecimento, vem a confiança necessária para liderar. Um líder que não conhece a si mesmo não pode pressupor ser dono de si, nem tampouco imaginar-se responsável por outras pessoas. Precisa ter consciência de que pessoas diferentes têm necessidades diferentes, e, para isso, deve conhecer a si mesmo e aqueles ao seu entorno para ser assertivo nas suas posições.
Convicção
O líder deve ter a convicção de sua capacidade de obter o sucesso e de suas decisões, com capacidade técnica e equilíbrio emocional para suportar os desafios.
Autoconfiança
A autoconfiança permite o profissional cerca-se de pessoas inteligentes e ativas, capazes de desenvolverem, tornando auto-suficientes. O autoconhecimento
...