Logosofia
Tese: Logosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 3/11/2014 • Tese • 8.210 Palavras (33 Páginas) • 664 Visualizações
Carlos Bernardo González Pecotche RAUMSOL
LOGOSOFIA
ciência e método
Técnica da formação
individual consciente
LOGOSOFIA
ciência e método
As penetrantes verdades da Logosofia A Logosofia marca o princípio de
estão destinadas a revolucionar as ideias uma nova cultura, nascida na República
que, até o presente, existiram sobre a Argentina, pátria do autor. Não veio do
psicologia humana. estrangeiro, com ressonâncias europeias ou
Como ciência integral, a Logosofia exóticas, que tanto seduzem e, ao mesmo
se vale de suas próprias concepções, tempo, apequenam a mentalidade nativa.
expondo com clareza os conhecimentos Pela primeira vez em nossa história, não
que delas emanam. Cada inteligência foi necessário importar de outras culturas a
pode facilmente apreciar seus valores, e “matéria-prima”. As “jazidas” da Logosofia
cada alma captar o significado profundo são inesgotáveis e haverão de abastecer o
de seu aparecimento nestes momentos mundo inteiro. É ela uma nova energia
cruciais para a humanidade. mental que ilumina o homem por dentro,
A verdade logosófica traça um roteiro permitindo-lhe conhecer a si mesmo
seguro, chamando à realidade aqueles nos mais recônditos meandros de sua
que têm vivido à margem dela e confun- psicologia.
dido a verdadeira orientação psicológica A Fundação Logosófica, instituição
com as abstrações metafísicas. onde é ministrado e praticado o ensino
Os filósofos e psicólogos sinceros, aqueles desta nova ciência, expande-se atual-
que não especulam com a ignorância mente por vários continentes e, com suas
humana, terão neste livro a oportunidade sedes culturais, tem presença oficializada
de examinar os conteúdos desta ciência e em muitos países.
deles extrair as conclusões ditadas pelo
acerto com que o fizerem. Desdenhá-los
seria fechar os olhos para uma realidade
que, além de visível, é palpável.
(8) Em alemão
Carlos Bernardo González Pecotche RAUMSOL
LOGOSOFIA
ciência e método
Técnica da formação
individual consciente
12ª edição
Editora Logosófica
2013
Título do original
Logosofía, Ciencia y Método
Carlos Bernardo González Pecotche RAUMSOL
Tradução
Filiados da Fundação Logosófica do Brasil
Projeto Gráfico
Carin Ades
Produção Gráfica
Adesign
PRÓLOGO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
LIÇÃO I
A LOGOSOFIA
Atributos da nova ciência – O caminho da evolução consciente –
Características fundamentais do conhecimento logosófico – A reação
psicológica de um hábito – Potencialidade dos novos conceitos – Um
poderoso reconstituinte psicológico e espiritual – A firmeza na
determinação de superar-se – Bases para a capacitação logosófica . . . . . . . . 15
LIÇÃO II
O processo de evolução consciente
A grande prerrogativa humana – O processo de evolução consciente –
O processo interno . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 33
LIÇÃO III
o SISTEMA MENTAL
Sua estrutura – As duas mentes – Ação coordenada das faculdades do sistema
mental – A função de pensar no processo de evolução consciente – A percepção
consciente no ato de pensar – Guia para o adestramento mental . . . . . . . . . . . . 43
LIÇÃO IV
os pensamentos
Sua natureza – Como nasce um pensamento na vida mental – Reprodução
de pensamentos – Individualização de pensamentos – Classificação e seleção –
Disciplina mental – Aspectos da organização do sistema mental –
O pensamento-autoridade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 55
LIÇÃO V
O sistema sensível
Sua configuração – A sensibilidade – Os sentimentos –
As faculdades sensíveis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 71
LIÇÃO VI
O sistema instintivo
Sua definição e atividade como força energética – As energias do instinto
a serviço do espírito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 79
LIÇÃO VII
O ensinamento logosófico
Suas particularidades e atributos – Seu valor – Dois aspectos do poder
fecundante do ensinamento – Requisito para sua assimilação – Como adaptar
a mente ao ensinamento – Norma indeclinável de conduta . . . . . . . . . . . . . . . . 85
LIÇÃO VIII
O método logosófico
Suas qualidades e alcances – Estrutura e função do método – Um aspecto
de seu exercício prático – O método logosófico no conhecimento de si mesmo –
Campo experimental do conhecimento logosófico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 99
LIÇÃO IX
Diretrizes que ajudam no aperfeiçoamento individual
A condução consciente da vida – Defesas para a mente – A pergunta, fator
de indagação – A dieta mental – Trabalho de interpretação do ensinamento –
As diretrizes do conhecimento transcendente não devem ser alteradas –
O ambiente no desenvolvimento da vida interna – A edificação do permanente
no homem – O valor do tempo – A paciência ativa e consciente – O afeto,
princípio fixador das relações humanas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 113
PARTE FINAL . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 141
PRÓLOGO PRóLOGO
A ideia de sistematizar o ensinamento logosófico – ajustando-
-o a um ordenamento didático de fácil assimilação, que permita
aprofundar em seu conteúdo sem prévio conhecimento de nosso
método – chegou a cristalizar-se neste livro, cuja publicação
responde à urgência exigida pelo rápido avanço do movimento
logosófico de superação humana, ao estender-se resolutamente
pelos países do continente americano e até por alguns da Europa.
Ao concretizá-la em nove lições, destinadas, como dissemos, a
favorecer seu estudo e aplicação, tivemos muito particularmente
em conta os pontos vitais à orientação da conduta individual para
sua total harmonização com o processo de evolução consciente.
É este um livro de estudo que abre rumos seguros ao encami-
nhamento da atenção para os grandes objetivos prefixados pela
Logosofia: o conhecimento de si mesmo, dos semelhantes, dos
mundos mental e metafísico, e, acima de tudo, o acercamento
à Sabedoria Eterna, pelo enriquecimento da consciência e pela
elevação do espírito até sua verdadeira e integral formação, deter-
minada pela conexão do homem com seu Criador mediante a
identificação entre o espírito e o ente físico ou alma.
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LOGOSOFIA, CIÊNCIA E MÉTODO
De um fato poderá o leitor estar plenamente certo, ao percorrer
estas páginas, e é o de achar-se na presença de uma realidade
que o coloca na rara e singular situação de optar por seguir
ignorando as riquezas que podem surgir de uma vida aprovei-
tada em suas máximas prerrogativas, ou por ser um a mais que
se soma ao número dos que hoje desfrutam tão importante
oportunidade.
O segredo do êxito pessoal, nesta nova ordem de estudo e
experimentação científicos, reside no fato de que nela se deve
proceder de dois modos diversos, indispensáveis ambos para
assegurar a eficiência da conduta: o individual, em que cada
um encara o próprio processo e abre as portas de seu mundo
interno, e o coletivo, que oferece ao logósofo um formoso
campo experimental, em que lhe é dado verificar o acerto ou
desacerto de suas interpretações ou compreensões sobre o
ensinamento que deverá começar a ter intensa participação
em sua vida interna e de relação.
Múltiplos fatores contribuem para aumentar as vantagens
desse campo experimental coletivo, em que tudo colabora
para ampliar o conhecimento da verdade logosófica, fortalecer
a vontade e tornar a cada dia mais efetiva e ampla a partici-
pação da vida nessa corrente de amizade estabelecida nele e
cimentada nos altos propósitos de bem que cada participante
persegue com o concurso do ensinamento.
12
PRóLOGO
O benefício é, pois, imponderável de qualquer ponto de vista,
e o exercício e a prática dos conhecimentos que por esse meio
são adquiridos facilitam grandemente a realização do processo
de evolução consciente que, como dissemos, leva ao exato
conhecimento de si mesmo, dos semelhantes e do verdadeiro
mundo metafísico.
Aprender Logosofia é conhecer uma técnica nova para encarar
a vida com auspiciosos resultados. Para essa finalidade conduz
o pensamento logosófico exposto nas páginas deste livro, que
o autor oferece a quantos queiram experimentar por conta
própria tudo o que nele está dito.
C. B. G. P.
LIÇÃO I
A LOGOSOFIA
Atributos da nova ciência O caminho da evolução consciente
Características fundamentais do conhecimento logosófico A reação
psicológica de um hábito Potencialidade dos novos conceitos
Um poderoso reconstituinte psicológico e espiritual A firmeza na
determinação de superar-se Bases para a capacitação logosófica
ATRIBUTOS DA NOVA CIÊNCIA
A Logosofia é sabedoria criadora, porque os conhecimentos
que dela emanam lhe são consubstanciais em sua totalidade:
formam um todo indivisível e imutável. Sustenta seus ensina-
mentos com o extraordinário vigor de sua força estimulante e
apoia cada uma de suas verdades na evidência mesma de sua
realidade incontestável.
Seu nome reúne numa só palavra os elementos gregos lógos e
sophía, que o autor adotou, dando-lhes a significação de verbo
criador ou manifestação do saber supremo, e ciência original
ou sabedoria, respectivamente, para designar uma nova linha de
conhecimentos, uma doutrina, um método e uma técnica que lhe
são eminentemente próprios.
15
Logosofia, ciência e método
A Logosofia não vai em busca das causas ou princípios, como
a filosofia. Percorre em sentido inverso o caminho, consti-
tuindo-se ela própria em fonte de explicação das causas, dos
princípios e de toda outra indagação apresentada à inteli-
gência humana. Parte da verdade mesma e vai em direção
ao indivíduo, diferindo, assim, das demais ciências, cujos
cultores devem partir em sua busca.
A sabedoria que a caracteriza surge espontânea e purís-
sima da própria Criação. Nela teve origem a ideia-mãe que
engendrou seus conhecimentos, de transcendência sem-par
para a vida do homem.
A Logosofia não desconhece o valor que puderam ter ou repre-
sentar os diferentes sistemas que compõem o acervo filosófico;
mas afirma, sim, que nenhum deles constituiu um caminho
propriamente dito para o conhecimento de si mesmo e do mundo
transcendente. Serviram, mais precisamente, para sustentar a
moral, que de época em época corria o perigo de desabar, sendo
cada sistema, sem dúvida, um degrau que se acrescentava para
que os homens o pudessem escalar, depositando nele novas
esperanças, enquanto experimentavam, até onde era possível,
o que havia de certo, de prático e vantajoso na teoria ou no
método de mais recente aparição.
Ao trazer à luz os conhecimentos que surgem de sua própria
fonte, a Logosofia prescinde de todas as teorias conhecidas, e
16
a logosofia
o faz deliberadamente por duas razões essenciais: 1º) porque
sua própria originalidade o impõe; 2º) para evitar a confusão,
que perturbaria o livre desenvolvimento do campo mental, ao
produzir-se a mistura de sementes de distintas origens, já que a
do “celeiro” logosófico é especialmente selecionada para oferecer
maior rendimento em menor tempo.
A Logosofia é uma ciência nova e concludente, que revela
conhecimentos de natureza transcendente e concede ao espírito
humano a prerrogativa, até hoje negada, de reinar na vida do ser
que anima. Conduz o homem ao conhecimento de si mesmo, de
Deus, do Universo e de suas leis eternas. No que diz respeito ao
estudo discernente dos problemas que ela expõe e das soluções
que oferece, assim como aos processos e orientações que pres-
creve e à realização dos ensinamentos que a fundamentam,
deverá tudo isso cumprir-se à semelhança do que ocorre nas
outras ciências, no sentido da adaptação ao método e às disci-
plinas que regem e ordenam toda atividade.
O CAMINHO DA EVOLUÇÃO CONSCIENTE
A busca da verdade tem durado séculos; dizendo melhor,
milênios. Entretanto, embora os frustrados esforços e ilusões
de muitos fossem ficando pelos diversos caminhos percorridos
com esse propósito, a chama inextinguível da esperança nunca
deixou de alentar as almas das pessoas.
17
Logosofia, ciência e método
O homem sempre pressentiu um algo além, uma prolongação
indefinida de sua existência, que chegasse inclusive a identi-
ficá-lo com a própria divindade que anima a Criação. Para sua
desdita, pretendeu internar-se nessas zonas profundas, e de difícil
acesso a toda inteligência carente de ilustração superior, sem os
conhecimentos que haveriam de auxiliá-lo nessa realização.
A Logosofia proporciona, com seus conhecimentos, o ingresso
nessas zonas, cujo percurso o homem haverá de iniciar – como é
lógico – a partir da primeira parte do grande processo evolutivo
consciente.
Esse processo ou caminho excepcional, traçado pela Logosofia,
percorre-se em virtude do método que lhe é próprio.
Sua sólida e reta construção tem sido posta à prova durante anos
de incessante e esforçado trabalho, e é um caminho aberto a
todos, sem exceção, ainda que por ele não possam marchar os
que pretendam levar sobre os ombros o peso de seus preconceitos,
de suas crenças ou de suas dúvidas.
Por esta razão, a Logosofia estabeleceu o percurso de um prudente
trecho preparatório que, ao ser coberto com verdadeiro anelo de
superação, permite o desprendimento gradual dos preconceitos e
a eliminação das dúvidas.
O caminho logosófico é tão longo como a eternidade, porque é
o caminho determinado pela lei de evolução, que impera sobre
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a logosofia
todos os processos que se realizam dentro da Criação. Eis sua
extraordinária virtude. O homem comum anda por esse caminho
alheio às prerrogativas que essa lei lhe concede, e seu avanço é
tardio e penoso, mas poderá percorrê-lo conscientemente tão
logo seus passos sejam guiados pelas luzes do conhecimento
transcendente. Seu trajeto só está vedado à ignorância humana,
mas não aos que deixaram para trás as etapas preparatórias desse
conhecimento.
CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS
DO CONHECIMENTO LOGOSÓFICO
Em geral, o ser humano ignora que, além da instrução que
recebe – compreendendo até a mais esmerada educação e a
ilustração que é possível obter na universidade em matéria de
especialização técnica e científica –, existem uma cultura e uma
ciência cujos conhecimentos, não sendo semelhantes aos minis-
trados nos centros oficiais de estudo, têm de ser adquiridos fora
deles, pelo esforço pessoal e dedicação intimamente estimulados
e postos a serviço de um ideal cuja concepção escapa às conside-
rações e juízos correntes.
Para empreender tarefa de tão vastos alcances, nada se deve ignorar
do que concerne à própria constituição psicológico-mental e,
além disso, cumpre conhecer profundamente o mistério dos
pensamentos; mistério que deixará de sê-lo tão logo a inteli-
gência atue sobre eles, dominando-os e fazendo-os servir aos
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Logosofia, ciência e método
propósitos de uma cabal superação, isto é, tão logo o ser esteja
capacitado para proceder a um reajustamento consciente e
efetivo de sua vida.
Não será possível ao homem, por mais empenho e boa vontade
que ponha nisso, criar dentro de si uma nova individualidade,
com características que a façam superior à que possui, se não
adquirir e utilizar para esse fim conhecimentos como os ofere-
cidos pela Logosofia, que constituem toda uma especialidade.
Dizemos que constituem uma especialidade porque são de
índole ou natureza diferente se comparados aos conheci-
mentos de uso corrente; de uma diferença substancial, pois
compreendem um sistema ainda desconhecido para o mundo
da ciência. Se estivessem em seu acervo, sem dúvida já teriam
sido empregados.
Tais conhecimentos promovem no espírito humano um novo
gênero de vida, que proporciona enormes satisfações e permite
colocar o entendimento muito acima da conduta comum e das
apreciações generalizadas. É fundamental sua força estimulante
e construtiva; estimulante, pelos benefícios imediatos que traz;
construtiva, porque organiza a vida para cumprir ciclos de
evolução muito superiores ao processo lento que a humanidade
tem seguido até aqui.
20
a logosofia
A Logosofia recomenda, como algo muito essencial, que o ser
não deixe malograr dentro de si a ação de seu ensinamento,
se na verdade quer obter dele resultados satisfatórios. Isso o
conduz, ao mesmo tempo, a acertar contas consigo mesmo, a
fim de estar a par do adquirido em conhecimento, o que vem
a ter um valor imenso, sobretudo na vida diária, na qual aquele
que sabe o que pode leva uma vantagem considerável sobre o que
desconhece seus recursos.
Do esforço e da dedicação dispensados ao estudo logosófico
dependerá que o processo de superação integral se desenvolva
sem dificuldades, enquanto se produz a adaptação gradual da
vida às modalidades próprias da cultura superior que se trata
de adquirir. Procurar-se-á, ao mesmo tempo, não estar em
desarmonia com os deveres, obrigações e exigências inerentes
às tarefas diárias e à convivência social ou familiar, em cujo
cumprimento a conduta haverá também de elevar seu nível.
Um dos fatos salientes da preparação logosófica é aquele que
garante que esta nova ciência, ao bastar a si mesma, poupa o
estudante de toda sobrecarga mental que poderia resultar da
constante consulta a fontes de outra origem, cujas águas, turvadas
pela confusão de ideias opostas entre si, também poderiam
contribuir, sem trazer vantagem alguma, para fomentar a dúvida
e o ceticismo diante dos problemas do espírito e da natureza.
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Logosofia, ciência e método
A REAÇÃO PSICOLÓGICA DE UM HÁBITO
A psicologia humana é tão curiosa quanto original, e sua
tendência mais pronunciada é a que aparece delineando-se
em torno de suas características mais salientes: ansiedade
indefinida, inquietude inata, desconfiança, desorientação, etc.,
que predispõem o homem a um ceticismo agudo, refratário a
tudo o que não seja de imediato acessível a seu entendimento.
A norma ou atitude generalizada foi sempre a de aceitar aquilo
que mais conviesse às necessidades e interesses do indivíduo,
toda vez que as vantagens ou benefícios do novo já tivessem
sido evidenciados sobre o velho, gasto ou inservível, posição
esta que, com certeza, não podia ser mais cômoda.
Inclinada a permanecer em seus hábitos, em seus antiquados
moldes ou fórmulas, a psicologia humana tende a reagir contra
toda inovação que lhe demande algum esforço, o que geral-
mente considera como algo desnecessário ou além de suas
forças ou possibilidades. Daí que a maioria sempre prefira,
por natural reação psicológica, que sejam os demais os que
experimentem e comprovem os resultados daquilo que lhe é
oferecido para seu exclusivo bem, só então resolvendo aceitá-
-lo. Mas ainda assim costuma preferir a companhia do velho
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a logosofia
a decidir-se por uma realidade que, em muitos casos, chega a
ser-lhe inevitável. Contudo, a experimentação do novo deve
ser feita, já que é imprescindível para comprovar sua eficácia,
sua utilidade ou, pelo menos, as vantagens que representa para
o homem sobre o já conhecido e generalizado.
POTENCIALIDADE DOS NOVOS CONCEITOS
Ninguém ousará negar, sem contrariar a lógica, que, à medida
que o homem avance na conquista do saber, os conceitos sejam
suscetíveis de evoluir. Negá-lo seria negar a própria evolução,
que é sinal de superação e aperfeiçoamento; seria pretender a
permanência do homem na ignorância de suas grandes prerro-
gativas humanas e espirituais.
A Logosofia, ao anunciar que chegou a hora da evolução cons-
ciente, modifica radicalmente os conceitos que nesta ordem
de ideias foram adotados como satisfatórios às exigências
intelectuais e às necessidades espirituais de cada época. A
desorientação atual é sinal inconfundível de que tais conceitos
já não conseguem satisfazer a essas exigências, e o espírito
humano hoje clama, imperativamente, por uma solução para
o intrincado e sombrio problema que paira sobre a vida de
cada indivíduo.
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Logosofia, ciência e método
Já dissemos que o homem tem experimentado durante séculos
a necessidade de vincular-se metafisicamente a Deus. Na falta
de conhecimentos que lhe permitissem realizar essa esperança,
permitiu a falácia e o absurdo de crenças e promessas que, ao
contrário, adormeceram sua alma. O avanço do tempo o foi
despertando desse sonho pernicioso, e ele, erguido de novo,
inquieto e ansioso, reclama com insistência cada vez mais firme
o conhecimento orientador de sua existência.
Os novos conceitos, os conceitos logosóficos, haverão de ir se
impondo inevitavelmente, porque consubstanciam verdades
inatacáveis e estão sustentados por uma excepcional força
lógica, que impele o homem a comprovar por si mesmo sua
transcendental realidade. Porém este deverá abrir os olhos; não
fechá-los, como os fanáticos, que não querem ver nem ouvir.
Deverá abrir os olhos ao eflúvio benéfico e construtivo dos
novos conhecimentos, destinados a iluminar a vida e libertá-la
da opressiva escravidão em que foi submergida pelo bloqueio dos
velhos conceitos.
Todo conceito que o homem não modifica com sua evolução se
torna um preconceito, e os preconceitos acorrentam as almas à
rocha da inércia mental e espiritual.
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a logosofia
UM PODEROSO RECONSTITUINTE PSICOLÓGICO
E ESPIRITUAL
O conhecimento logosófico age como tal no interior do ser, ao
propiciar, animar e estimular pensamentos que transformam a
vida indiferenciada e comum em vida de plenitude.
Se pensamentos de ordem corrente podem levar o homem a
realizar um estudo ou uma viagem; se esses mesmos pensa-
mentos podem carregá-lo até um teatro, um baile, uma reunião,
etc., ou impulsioná-lo a qualquer atividade sem repercussão
positiva na vida de seu espírito, o pensamento logosófico, em
virtude de sua força construtiva, pode conduzi-lo – com sobeja
razão – a assistir com verdadeiro interesse à sua própria trans-
formação. Esta se vai produzindo mediante a aplicação desse
mesmo pensamento aos movimentos internos e externos da
vida; isto equivale a dizer que, enquanto se aprofunda no ensi-
namento e se aperfeiçoa por meio dele o mecanismo pensante,
vão sendo levadas a cabo as mais extraordinárias mudanças que
o ser humano pode experimentar dentro de si.
Essa transformação se evidencia num sem-número de manifes-
tações, que ultrapassam as possibilidades de antes e ampliam
o campo de projeção do espírito, coisa que influi muito favo-
ravelmente, e com fundados motivos, sobre o ânimo. Não
sente inexprimível satisfação aquele que adquire uma porção
de terra para acrescentar à que já possui, sobretudo se esta é
pequena? E essa ampliação de seus domínios não o faz acalentar
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Logosofia, ciência e método
perspectivas econômicas maiores ou, pelo menos, um aumento
de seus modestos rendimentos? Pois bem, o que não haverá de
experimentar, então, quem amplia os domínios de sua inteli-
gência e acrescenta, ao que já lhe é próprio, uma extensão a
mais, e depois outra, e ainda outra, permitindo a seu espírito
sentir-se dono desse campo mental em que desenvolve progres-
sivamente suas atividades?
Tal como as montanhas, o homem guarda dentro de si riquezas
ignoradas, que haverá de descobrir e utilizar se quiser atingir os
elevados fins destinados à sua existência. Sabendo que dentro
dele existe esse potencial estático, deverá preparar-se para a
tarefa de imprimir-lhe mobilidade, cultivando com consciência
as qualidades de seu espírito.
O conhecimento logosófico ensina a cultivar essas qualidades,
instruindo sobre o uso que delas se deve fazer, para que a
mente, num pleno adestramento, subtraindo-se ao excesso
das coisas triviais que envolvem a vida, se beneficie com as
excelências de uma atividade na qual a inteligência toma forte
impulso evolutivo. Todas as sugestões que o conhecimento
logosófico desperta, acaso não levam a modelar aptidões que
evidenciam uma real superação?
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a logosofia
A FIRMEZA NA DETERMINAÇÃO DE SUPERAR-SE
É norma de fundamental importância, para favorecer a ação
edificante do conhecimento logosófico, não descuidar um só
instante o cultivo da vinculação intelectual e espiritual que se
tenha conseguido estabelecer com ele. Isso contribuirá para que
tal vinculação se cimente sobre as sólidas bases das comprova-
ções que, gradual e pacientemente, se vão obtendo por meio de
seu estudo e prática.
Respondendo à reflexão que isto poderia suscitar, diremos que
o cultivo dessa vinculação requer, como passo inicial, e efetu-
adas as primeiras observações sobre si mesmo, definir a posição
interna que, com perfis inequívocos, se manifestará ao exame
lúcido da inteligência. Se essa posição interna mostra a firme
determinação de realizar o processo consciente de evolução,
nada mais lógico, então, que manter inalterável essa posição,
enquanto se cumprem os altos objetivos instituídos como ideal.
Inteirado desse requisito, o ser seguramente se verá diante da
seguinte pergunta: “Como e de que meios deverei valer-me, para
realizar o plano de evolução consciente a que me propus?”
Seja-nos permitido tomar o interessado – e este, por sua vez,
considere-se também assim – como uma massa informe, na
qual deverá ele esculpir os traços preeminentes da imagem
arquetípica do homem. Mais adiante se envasará, por transubs-
tanciação, o melhor e mais belo que nele exista, juntamente com
o mais formoso e melhor que tenha ido extraindo para si da vida
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Logosofia, ciência e método
universal plasmada em sinais de sabedoria, por ser ela modelo
insubstituível para todas as inspirações do pensamento.
Com esse fim terá sempre presente que, desde o começo do
trabalho, será necessário exercer um grande domínio sobre as
próprias ações, isto é, desde o princípio terá de lutar contra uma
tendência muito comum, caracterizada pela forma sutil com
que se manifesta; referimo-nos à inconsciência, essa cortina de
fumaça que, por momentos, costuma obscurecer as visões mais
claras, as concepções mais puras e os pensamentos mais brilhantes.
A inconsciência não é outra coisa que o antigo hábito, por
demais arraigado, de permitir que os fatos, as coisas e até os
pensamentos flutuem sempre na superfície do pequeno mundo
individual, sem penetrar em seu interior e, muito menos, em
suas profundezas, como nos casos em que a consciência atua. É
assim que, dominada a vida pela pressão de ambientes contrários
ou pouco propícios às aspirações internas de superação e aper-
feiçoamento, o homem se deixa levar amiúde por pensamentos
que o entretêm em coisas pueris, que a nada conduzem, salvo a
debilitar a vontade e eclipsar a inteligência mediante a sugestão
do fácil e o artifício das aparências nos múltiplos aspectos de
que se reveste.
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a logosofia
O desconhecimento em que o homem permaneceu acerca da
prerrogativa de evoluir conscientemente, com a qual o Criador
o distinguiu, foi acentuando nele uma resistência que obstina-
damente abate seu ânimo, toda vez que se propõe a encaminhar
seus esforços para a conquista de tão apreciado bem. Daí que
as solicitações do espírito se vejam com frequência postergadas.
Contra essa tendência funesta que oprime a vida, submergindo-a
numa inércia suicida, dever-se-á lutar com empenho e valentia,
pois do triunfo surgirá a força que haverá de impedir os esmore-
cimentos e as reações céticas do temperamento.
Para não sofrer os padecimentos da angústia moral, a vida
humana deverá ser preenchida com o bem, com esse bem
imenso que se desprende generosamente da vida universal,
e que o conhecimento logosófico põe ao alcance do homem.
Tendo isto presente, fácil será ceder às solicitações do espírito,
dispondo-se com perseverança a satisfazer suas exigências. Isso
significa dar à vida um conteúdo inestimável.
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Logosofia, ciência e método
BASES PARA A CAPACITAÇÃO LOGOSÓFICA
Aquele que se propõe a construir um edifício necessita, para
assegurar sua estabilidade e solidez, conhecer antes a firmeza do
terreno sobre o qual levantará os alicerces, bem como a qualidade
do material que empregará para levá-lo a cabo; com igual lógica
podemos dizer que a obtenção de uma capacitação psicológica e
mental, como a que a Logosofia demanda, deve basear-se na solidez
à prova de observação do terreno mental e no conhecimento prévio
dos elementos que haverão de integrar essa capacitação.
Ao considerá-la subordinada em parte à qualidade e harmonia
do conjunto das faculdades centrais do mecanismo mental,
é razoável pensar que se deverá começar por conhecer como
funcionam tais faculdades ou, melhor ainda, como haverá de
funcionar o sistema mental próprio. Oportunamente, ao nos
referirmos ao dito sistema e à função de pensar, explicaremos o
que se relaciona com esses pontos.
A Logosofia já mencionou, em mais de uma oportunidade, a
tendência do homem para o fácil, afirmando que a causa dessa
propensão reside na falta de capacidade para enfrentar as difi-
culdades que se apresentam, provenham elas de problemas,
projetos, situações, etc. Isso obedece quase sempre à falta de
um treinamento que possibilite realizar com êxito o esforço que
essas dificuldades demandam; resumindo, tal inaptidão se revela
pela carência dos estímulos positivos que a própria capacidade
proporciona diante de qualquer emergência.
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a logosofia
Postas às claras as causas que dão origem a essa aversão que o
ser experimenta a tudo o que lhe exige algum esforço – de modo
particular o esforço mental –, chegamos à conclusão de que,
para emancipar-se dessa propensão ao fácil, acentuadamente
negativa, deve ele capacitar-se, adestrar-se e criar estímulos.
Capacitar-se significa dar lugar na mente a elementos que
habilitam o ser para desempenhar-se com idoneidade e indepen-
dência. O adestramento, por ser um exercício da capacitação,
aumenta a agilidade mental, predispondo o ânimo ao feliz desen-
volvimento da vida, a qual constitui por si uma fonte criadora
de estímulos que movem a vontade para uma atividade fecunda,
necessária em alto grau à realização, sem maiores tropeços, do
processo de evolução consciente que o aperfeiçoamento integral
do próprio ser reclama.
Assim, pois, com o conhecimento da deficiência assinalada, e
mantendo-a sempre à vista, afastar-se-á toda ideia de realização
fácil, para encarar os estudos com seriedade e, assim, propiciar
o despertar do entusiasmo, que se manifestará tão logo o ser
comece a internar-se no vasto campo da sabedoria logosófica.
Cada característica que destaquemos como particularidade
comum deverá ser tomada, por quem se dedique a estes estudos,
como uma alusão à psicologia própria, e, dessa posição, que
é a mais acertada, formulará as reflexões que surjam de seu
enunciado.
31
Logosofia, ciência e método
Ansiedade indefinida significará, por exemplo, essa busca
afanosa sem saber o que na verdade se quer. Existe no ser uma
incitação interna que o move para a obtenção de algo que ele
não sabe definir, e que sente como uma necessidade; algo que
pugna por manifestar-se, mas que, não encontrando o campo
mental preparado, permanece dentro dele como força poten-
cial, à espera do elemento favorável que permita sua expansão.
Esse elemento a que fazemos alusão é aquele cuja presença se
percebe por sinais inequívocos sobre o ânimo.
32
LIÇÃO II
O PROCESSO DE EVOLUÇÃO CONSCIENTE
A grande prerrogativa humana O processo de evolução consciente
O processo interno
A GRANDE PRERROGATIVA HUMANA
Não existiu, até o presente, sistema ou ensinamento que reve-
lasse ao homem o caminho do aperfeiçoamento mediante a
ação lúcida e continuada da consciência. Pela primeira vez,
pois, na história da humanidade, é encarada a realização do
processo de evolução consciente, único meio real e seguro de
tirar o homem do ostracismo mental e psicológico em que
permaneceu até aqui e elevá-lo a níveis de superação extra-
ordinários; a prova disso é que ninguém jamais mencionou
tão importante assunto, nem deu notícia de progressos dessa
ordem que tivessem sido alcançados. Aceitar-se-á, então, a
afirmação de que fora da órbita de nossos conhecimentos não
é possível levar a cabo tal realização.
Como ponto inicial para a consumação de tão alto objetivo,
a Logosofia ilustra a inteligência acerca da conformação
mental-psicológica que habilita o ser humano para satisfazer o
desiderato – tantas vezes mencionado e jamais alcançado – de
33
Logosofia, ciência e método
conhecer-se a si mesmo. Precisamente nesse conhecimento se
condensa a ciência do aperfeiçoamento, desde o instante em
que o homem, enfrentando-se com as partes perfectíveis do
ente moral e psicológico que configura seu ser físico e espiri-
tual, dispõe-se a superá-las.
O desenvolvimento dessa possibilidade é impulsionado pela
força renovadora e construtiva do método logosófico, no
cumprimento das altas realizações conscientes que o magno
processo de evolução exige.
Esse processo transforma a vida e a enriquece progressiva-
mente, até o fim dos dias, com inestimáveis conhecimentos
que o espírito cultiva, ampliando seu campo de ação.
A fonte da sabedoria logosófica não está vedada a ninguém, mas
não se chega a ela senão pelo avanço gradual nesse processo
que exige ser cumprido com toda exatidão e em que o esforço é
compensado com o eflúvio das grandes verdades que chegam até o
homem na proporção de seus merecimentos.
O fato registrado pela história do mundo, no qual aparecem
grandes espíritos – não precisamente escalando as elevadas
regiões, mas delas descendo para ajudar o avanço da
humanidade – não prova uma exceção à regra. Basta-nos saber
que o mecanismo mental-psicológico do homem, perfeito
34
O processo de evolução consciente
em sua concepção original, mas travado pela ignorância do
respectivo dono acerca de tão admirável sistema, pode ser
restituído à normalidade de seu funcionamento e alcançar essas
prerrogativas, o que se revela na dimensão das concepções da
inteligência, na força irresistível da palavra, na vastidão da
sabedoria, no exemplo da própria vida.
O PROCESSO DE EVOLUÇÃO CONSCIENTE
O processo de evolução consciente se define por sua parti-
cular característica integral. Queremos com isso dizer que se
desenvolve sob a fiscalização direta do entendimento e em plena
consciência de cada um dos estados que se vão alcançando, ou seja
que, em obediência a esse processo, o ser efetua por si mesmo as
constatações de seu melhoramento, precisando com inteiro discer-
nimento as vantagens comprovadas.
A evolução realizada ao longo do tempo estimado para a exis-
tência do homem, sem a verificação pessoal de cada um dos
movimentos que o espírito consegue efetuar com relação ao
grau de conhecimento em que se encontrava ao enfrentar a
vida, é monótona e enormemente demorada em seu avanço.
Esta é a evolução inconsciente, que conduz os seres a um
destino intranscendente.
35
Logosofia, ciência e método
O processo de evolução inconsciente cessa por vontade
expressa do próprio ser, ao começar ele o processo de evolução
consciente, auspiciado, estimulado e sustentado pelo auxílio
constante do ensinamento logosófico.
A evolução consciente implica mudar de estado, de modalidade e
de caráter, conquistando qualidades superiores que culminam
com a anulação das velhas tendências e com o nascimento de
uma nova genialidade.
O processo que a ela conduz é o caminho da superação humana
pelo conhecimento que amplia a vida, alarga os horizontes e
fortalece o espírito enchendo-o de felicidade.
No percurso desse caminho, o homem deve formar-se inte-
gralmente na consciência de seu caráter moral e espiritual, e o
avanço ou altura que nele chegue a conquistar dependerá em
muito do esforço e do grau que alcance na sua identificação
com tão importante empresa.
O processo de evolução consciente obedece a um destino prefi-
xado: vencer as limitações da ignorância e da imperfeição, por
intermédio de uma atitude vigilante a respeito de tudo o que
penetra nos domínios da consciência, até abarcar, pela capa-
citação e pelo esforço progressivos, as mais apreciadas áreas
do entendimento. Em suma, a evolução consciente só se pode
verificar sob um rigoroso exame dos pensamentos e dos atos,
com vistas à seleção daquilo que mais a favoreça.
36
O processo de evolução consciente
Sua realização torna imprescindível, pois, afastar cuidadosa-
mente tudo quanto possa afetá-la, devendo-se recorrer, pelo
contrário, aos estímulos de força que ajudem a substanciar a
vida, propiciando a cristalização daquilo que ainda permaneça em
caráter de anelo. Para se conseguir isso, servirá de auxílio toda
manifestação interna e externa que se harmonize com esse
propósito1.
O pintor fixa sua mente naqueles motivos que, ao inspirá-lo,
facilitam a execução de sua obra, e permanece atento a seus
detalhes para poder reproduzir nela os múltiplos aspectos que
a realidade lhe oferece. Busca do mesmo modo o ambiente
adequado e deixa-se absorver, enquanto trabalha, pela corrente
da inspiração que pugna por se perpetuar na obra; identifica-
-se, enfim, mental e espiritualmente com aquilo que tomou
por modelo de sua ideação. De maneira semelhante deverá
atuar quem aspire ao conhecimento, desde o instante em que
começa seu processo de evolução consciente.
1
As manifestações internas de caráter estimulante são determinadas pela emoções provenientes
dos movimentos que se verificam dentro de cada um, respondendo aos esforços feitos no sentido
do bem, como é igualmente o caso do entusiasmo, da disposição para o estudo por efeito da
atividade mental consciente, dos atos da vontade tendentes a consolidar os propósitos, etc.
Quanto às manifestações externas, são consideradas dentro desta ordem as circunstâncias ou
os fatos que repercutem favoravelmente sobre o ânimo, o resultado útil das observações sobre os
semelhantes, o feliz desenvolvimento das coisas que direta ou indiretamente se relacionam com a
própria vida, etc., etc
37
Logosofia, ciência e método
O PROCESSO INTERNO
A Logosofia aplica o termo processo à vida interna, dando
a entender com isso a série ininterrupta de mudanças posi-
tivas que o ser experimenta dentro de si desde o momento
em que se inicia na prática do conhecimento logosófico; são
mudanças que evidenciam os sintomas inequívocos de uma
evolução progressiva que o próprio ser propicia e encaminha
conscientemente.
Esse processo se inicia em virtude de uma necessidade
interna, de uma inquietude, de um pensamento que incita
a mente e o ânimo à sua realização. Quem não sabe que,
para conhecer a fundo alguma das tantas verdades semeadas
pelo mundo, é indispensável aproximar-se dela, deixando-
-se atrair pela influência que exerce sobre o espírito? Não
é um impulso irreprimível aquele que, firmando a vontade,
se vale das próprias forças e impele o ser rumo à verdade
mesma que ele quer conhecer? Por exemplo, se alguém nos
diz que, em tal ou qual ponto do país, existe um lugar extra-
ordinariamente formoso, em cuja contemplação a alma se
extasia. De mil que isto escutam, uns hoje, outros amanhã,
recordando a notícia, são atraídos para o local onde haverão
de confirmar o juízo que lhes fora transmitido, ou seja, para
onde comprovarão a verdade encarnada no fato mesmo. Os
incômodos e as dificuldades não diminuem a intensidade do
propósito; isso até contribui para intensificar o afã natural
38
O processo de evolução consciente
de levá-lo a termo. Pois o mesmo costuma acontecer a quem,
atraído pela verdade logosófica, sente em seu interior essa
necessidade, essa inquietude de que falávamos; e se é viva e
intensa a atração, assim será a celeridade e o interesse com
que se disporá a ir em busca de sua fonte. De nossa parte,
acrescentamos que tampouco os esforços demandados pela
aproximação ou pela posterior vinculação a ela devem, neste
caso, diminuir a intensidade do propósito, já que desse
contato direto é muito provável que surjam para a vida
insuspeitadas possibilidades de índole superior.
O processo interno rege e abarca a vida toda do ser. Partindo
da realização consciente, encerra em sua totalidade as ativi-
dades do pensamento em relação a tudo quanto diga respeito à
vida em sua tríplice configuração: espiritual, psicológica e física.
Seu início se dá no instante em que, por própria decisão, o ser
começa a experimentação logosófica e se aplica ao estudo e
prática daquilo que, para tal fim, recebe de nossa ciência,
acelerando-se seu avanço quando, familiarizado com ela,
reforça seus propósitos e dedica à realização desse processo uma
parte maior de tempo e de atenção que a dispensada até então.
Entender-se-á, pois, que à primeira etapa do aprendizado
na condução da vida interna se seguirão outras de aper-
feiçoamento, nas quais o próprio processo irá propiciando e
consolidando mudanças substanciais na vida do ser.
39
Logosofia, ciência e método
Geralmente, por lógico império da própria razão, é destinado
ao encaminhamento do processo o melhor do entusiasmo e
das energias, mas é também muito certo que esse entusiasmo
e essas energias nem sempre são aproveitados em sua totali-
dade. Como é natural, isso deve ser evitado, aumentando-se
o acervo de elementos de ilustração que concorram para o
bom juízo e tornem mais eficiente e completo o adestramento
das faculdades mentais; ou seja, que essa perda deve ser
anulada pela reflexão compreensiva sobre os atos internos,
reduzindo-se o entusiasmo e as energias às proporções exigidas
pela realização logosófica, aumentando-os depois, paulatinamente,
de acordo com o avanço obtido no conhecimento de novas verdades,
o que influirá positivamente sobre os diferentes aspectos que
configuram a vida do ser.
As primeiras realizações do processo interno se cumprem de
forma gradual e firme, como se fosse o processo pré-natal do
ser. Tal semelhança está também determinada por numerosas
circunstâncias, nas quais é fácil comprovar a existência de
uma nova vida que pugna por manifestar-se na realidade de singulares
aspectos e qualidades antes não existentes no ser.
A ação renovadora, vitalizadora e permanente dos conheci-
mentos logosóficos modifica substancialmente as características
que conformavam a vida anterior. O que antes interessava, agora
não interessa; o que antes não se via, agora se vê, chamando
poderosamente a atenção o fato de se haver permanecido
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