Mitologia Grega - Afrodite
Monografias: Mitologia Grega - Afrodite. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: abiscardi • 24/3/2014 • 305 Palavras (2 Páginas) • 857 Visualizações
A deusa Afrodite nasceu na ilha de Chipre, sendo que para a história do seu nascimento existem duas versões:
- Segundo a versão de Hesíodo, Afrodite nasceu de uma forma incomum. Após Cronos cortar os órgãos de Urano (seu pai) e jogá-los ao mar, formou-se em torno desses órgãos uma espuma branca que, misturando-se ao mar, como se fosse uma fecundação, que deu origem a Afrodite.
- Para Homero, mais convencional, Afrodite era filha de Zeus e Dione (deusa das ninfas).
Era considerada a deusa da primavera, das flores, dos jardins e da navegação. Estava sempre acompanhada das Cárites, que eram as deusas da graça, das Horas e de outras divindades personificadas do amor.
Como era a mais bela e popular do Olímpo, foi cortejada por todos os deuses, inclusive Zeus, a quem recusou, que em vingança, deu-a, em casamento, a Hefesto, o mais feio dos imortais. Infiel ao marido, teve muitos filhos de outros, entre eles Eros (filho de Hermes), o hermafrodita. Com Ares, deus da guerra, teve diversos filhos; Eros, Anteros, Deimos, Fobos, Harmonia, Adrestia, Himeros e Pothos.
Afrodite gerou também um filho do mortal Anquises, que foi chamado de Enéias, e que foi um herói da Guerra de Tróia. Seduziu outros mortais como Adónis, Faetonte e Cíniras.
Afrodite era muito vingativa, e não tinha piedade de seus inimigos. Teve como principais rivais as deusas Hera e Atena. Sua desavença com essas deusas deu origem a Guerra de Tróia.
Nas festas em homenagem a Afrodite, as sacerdotisas que a representavam eram prostitutas sagradas, sendo que o sexo com as mesmas era considerado um ritual de adoração. As festas eram consideradas “afrodisíacas”, dando origem a esse termo.
Hefestos surpreendendo-a com Ares em seu leito e os prendeu em uma rede invisível e inquebrantável, para mostrar a todos os outros deuses a traição de sua mulher.
Bibliografia: INFOEscola.com.br e Inside the Mith.
...