Nenhum
Dissertações: Nenhum. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabryelljs • 13/12/2014 • 315 Palavras (2 Páginas) • 4.854 Visualizações
7- Em que medida as teorias contratualistas representam o interesse de secularização do poder?
R: As teorias contratualistas representam o interesse de secularização do poder na medida em queretira da figura do Estado o direito divino. O poder do Estado passa a ser discutido racionalmente e legitimado pela sociedade, através de escolha própria, não mais originada na divindade, através deexplicações religiosas.
8- Leia a citação de Locke e atenda as questões.
"Poderão afirmar que, sendo a idolatria um pecado, não pode ser tolerada. Se disserem que a idolatria é um pecado e, portanto,deve ser escrupulosamente evitada, esta inferência é correta; mas não será correta se disserem que é um pecado e, portanto, deve ser punida pelo magistrado. Não cabe nas funções do magistrado punircom leis e reprimir com a espada tudo o que acredita ser um pecado contra Deus.”
A- Que característica do liberalismo se encontra nessa citação de Locker?
R: Nesse excerto Locke aborda a nãonecessidade de intervenção Estatal a bens incorpóreos do indivíduo. Exortando que cabe a cada um, com liberdade, tratar desses assuntos da alma. Excluindo desse caso a necessidade do Estado em regular taisassuntos.
B- De exemplos de fatos que ainda ocorrem na politica do mundo contemporâneo e que contrariam esse principio.
R: No estado natural cada um e juiz em sua causa própria ; portanto , osricos das paixões e da parcialidade são muito grandes e podem desestabilizar as relações entre os indivíduos. por isso, visando a segurança e a tranquilidade necessárias ao gozo da propriedade, todosconsentem em instituir o corpo politico.
11- Leia o texto a seguir.
"Dado que todo súdito é por instituição autor de todos os atos e decisões do soberano instituído, segue-se que nada do que estefaça pode ser considerado injúria para com qualquer de seus súditos, e que nenhum deles pode acusá-lo de injustiça".
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o contratualismo de Hobbes, é.
...