O Individuo E A Sociedade
Artigo: O Individuo E A Sociedade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: NairaPaula • 17/11/2012 • 350 Palavras (2 Páginas) • 1.347 Visualizações
O INDIVIVUO E A SOCIEDADE
Não conseguimos imaginar o individuo sem sociedade e nem sociedade sem individuo, uma vez que ambos se completam, onde há uma relação de interação, se constrói e se estruturam, economicamente, culturalmente, politicamente.
Como afirma Rousseau, o homem nasce bom e o meio o corrompe, partindo desse princípio filosófico, percebemos que o homem ao nascer não possui nenhuma identidade, que esta vem ser adquirida após o convívio com a sociedade o qual faz parte, aprendendo o modo de vida da sociedade o qual faz parte, desenvolvendo e aperfeiçoando suas capacidades no grupo em que se encontra.
A criança ao nasce, adquire a sua maneira de agir, de pensar, desenvolve seus próprios conceitos a respeito da sociedade em que convive. A primeira sociedade em que participa quando nasce é a família, onde esta repassar todo o conhecimento que é passado de geração por geração, logo depois vem à escola, que o ajudará a desenvolver a leitura, o raciocínio lógico, dentre outros conhecimentos e também ser integralizada com os seres da sua faixa etária o qual dividiram experiências, a igreja e os meios de comunicação que transmitem conhecimentos para que possam cada vez mais se inserir no meio social. Mas isso não significa que está terá o mesmo pensamento, as mesmas atitudes.
O individuo recebe todas as informações do meio em que vive e, assim, as processa e forma o sua personalidade, com traços da sociedade o qual faz parte, desenvolve também um senso crítico, procurando ter suas próprias escolhas e concepções.
Alguns indivíduos se destacam no meio social que vivem. Suas ideias acabam sendo absolvidas de maneira que influenciam no processo de socialização. Esses indivíduos acabam ganhando o respaldo maior que outros e acabam tornando uma referencia para os demais, podemos também caracterizar a posição social como status.
Sendo assim, podemos dizer que o indivíduos e sociedade estão sempre lado a lado, uma precisando da outra para que possam se desenvolver, uma vez que cada individuo possui uma característica semelhante ao outro da mesma sociedade e que está são usada para aperfeiçoar cada vez mais o sociedade em que vivem.
...