O QUE É AÇÃO CULTURAL
Por: MARIOJOTA • 4/9/2022 • Resenha • 467 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
MARIO
CAPELA DO ALTO, SP.
2007
Mário Cardoso Jota
AL4084841
4º Período
OQUE É AÇÃO CULTURAL
[pic 1]
CAPELA DO ALTO, SP.
2007
OQUE É AÇÃO CULTURAL? [pic 2]
Ação cultural não se contenta com limitações, produz por si todo um programa de atuação. Ação é um conceito cujo sentido fica mais claro quando confrontado com a fabricação. Fabricação, por sua vez pode ser um idealismo dominante imposto pela globalização.
"A educação dos cincos sentidos é o trabalho de toda história universal até agora". (1989, pág., 31)
A cultura, esta é sempre indecisa, imprecisa, incompleta, hesitante. A ação cultural tem sua fonte, seu campo e seus instrumentos na produção simbólica de um grupo. O que é vital à ação cultural é a operação com princípios da prática em arte, fundados no pensamento divergente e no pensamento organizado, movido pela possibilidade para vir a ser. É preciso ajudar as pessoas há matar o tempo com dignidade para não usar esse tempo contra a sociedade.
"A ignorância é a flor natural que fenece se tocada". (1989, pág. 53)
MAGIC MORE GRAFFITI AMERICAN in CONTROL
- Cultura de negação
- Só o lazer não basta
Na França as casas da cultura tinham um objetivo:
- democratizar o acesso à criação
- armar os homens contra a exploração mercantil da criação
- combater o nivelamento cultural e a dominação engendrada pela civilização do consumo.
Agente cultural:
É alguém que se interessa pelas artes, mas não se envolve diretamente com elas, e, sim com a administração. Não cria, apenas prepara o terreno para outros criarem(ONU). Ele mesmo não cria, mas cria oportunidades para os outros.
As instituições não governamentais na sua maioria fazem parte da equipe que auxilia os que executam a ação cultural. Elas são uma equipe e a ação cultural uma atividade interdisciplinar. A ação cultural se dá na tensão entre a especialização num domínio e a visão abrangente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Teixeira Coelho nos deixa bem claro que ação cultural nada mais é do que ser um ser ativo e participante perante a sociedade e fazendo trabalhos para ajudar a melhorar nossos dia-a-dia, trabalhos estes que sejam uma resposta às ideologias conformista da globalização.
Sobre o slogan "MAGIC MORE GRAFFITI AMERICAN in CONTROL", era uma forma de o EUA controlar a massa dando-lhe um falso sentimento de liberdade, e assim policiando todos os movimentos da sociedade até na hora do lazer, ocupando a mente dos cidadãos da maneira em que era aceitável ao EUA.
Sobre o trabalho de Teixeira Coelho posso dizer que ele ajudou e muito a classe docente, fazendo com que muitos se despertassem para o quanto é importante incentivar e prestar trabalhos sociais.
Ele enfatizou que todo manifesto contra a globalização seja em: passeata, teatro, livro, filmes, documentários deve ser aderido pelo educador que se achar injustiçado ou presenciar alguma injustiça perante a nossa sociedade.
...