O Que é Sociologia?
Tese: O Que é Sociologia?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carvalho_josiel • 4/2/2015 • Tese • 356 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
O que é Sociologia?
Para poder começar é necessário que se defina o objeto de estudo desta recente ciência.
“Sociologia é a ciência que estuda a sociedade humana e a interação entre os homens. Interessa-se pelo modo como são criadas, mantidas e transformadas as organizações e as instituições que dão forma à estrutura social, pelo efeito que têm sobre o comportamento individual e social, e pelas transformações provocadas pela interação social. Seu terreno de investigação é bastante amplo, podendo abranger desde motivos pelos quais as pessoas selecionam seus pares até as relações de poder ou as razões das desigualdades sociais. É, portanto, o ramo do conhecimento que faz das relações humanas seu objeto, aplicando de modo sistemático a razão e a observação e integrando explicações teóricas e métodos quantitativos e qualitativos de verificação empírica.”¹
Contexto Histórico do surgimento
O nascimento da sociologia se dá num contexto de inúmeras transformações. As principais delas – a Revolução Industrial e a Revolução Francesa – segundo Giddens, trouxeram “mudanças radicais” e abalaram o modo de vida humano que se perpetuou por milhares de anos.
A Revolução Francesa trouxe consigo novas idéias, nova forma de organização na política e na vida social tradicional, principalmente trouxe mudanças de valores: liberdade e igualdade. “Este fato foi inicio de um movimento que se espalho pelo globo tornando-se algo inerente a modernidade”. (Giddens, Sociologia, p.7)
A Revolução Industrial trouxe inovações tecnológicas que provocou tanto mudanças econômicas como sociais. O aparecimento das indústrias promoveu uma corrente migratória em grande escala, os camponeses que antes viviam da terra passaram a buscar trabalho nestas indústrias o que ocasionou uma expansão dos centros urbanos e uma nova forma de relacionamento social.
A total transformação do modo de vida tradicional influenciou os pensadores a buscar uma nova forma de concepção tanto da vida natural quanto da vida social. Questões novas surgiam a todo instante e elas necessitavam de respostas.
Alguns pensadores se destacaram na busca por estas respostas. Auguste Comte, Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber foram os que mais se destacaram nesta busca para tentar compreender o que se passava e quais as conseqüências destes fatos na vida dos indivíduos e nas relações desenvolvidas entre eles.
...