O carcereiro e a ascensão de um líder
Por: eduardopaulo81 • 14/10/2015 • Projeto de pesquisa • 298 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
FILME, MANDELA – LUTA PELA LIBERDADE
O carcereiro e a ascensão de um líder
Mandela – Luta pela Liberdade é um dos, senão o melhor filme que retrata a vida do maior líder que a África do Sul já teve em todos os tempos. O roteiro, porém, não tem como foco central a vida de Nelson Mandela, mas, a do carcereiro James Gregory, que conheceu Mandela numa prisão de uma ilha da África do Sul, fato que muda a vida do carcereiro para sempre. É importante mencionar que o filme é baseado no livro escrito pelo próprio James Gregory, em vida.
O desenrolar da história acontece na década de 1960, quando Mandela está preso. O longa ultrapassa décadas e se desenvolve sob o ponto de vista do carcereiro toda a vida de prisão e pensamentos de Mandela. Gregory, a princípio, sente ódio pelo líder que acabou com o Apartheid, mas, com o convívio, e depois que Mandela lhe fala sobre a Carta da Liberdade, documento aprovado pelo Congresso da África do Sul e apontado como uma série de reformas “comunistas” que, na verdade, difundiam o livre direito à educação, saúde, entre outros, ele (Gregory) torna-se amigo do prisioneiro, pois o conteúdo que contém no documento é tudo aquilo que ele sonha para seu país.
O filme narra os 27 anos de prisão de Mandela e sua soltura em 1990. Carregado de forte sentimento e conteúdo histórico importante para os dias de hoje, Mandela - Luta pela Liberdade é sem dúvida o filme mais emocionante que já assisti. Destaque para as palavras sábias do líder sul-africano aproveitadas no filme: “Se quem está no poder nega a sua liberdade, o único caminho para a liberdade é o poder”. O filme de Billie foi lançado em 2007 e vale a pena ser assistido e apreciado.
...