O início da filosofia da natureza
Seminário: O início da filosofia da natureza. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leilsom • 22/12/2014 • Seminário • 1.073 Palavras (5 Páginas) • 282 Visualizações
O início da filosofia da natureza
De acordo com a tradição histórica, a fase inaugural da filosofia grega é conhecida como período pré-socrático, isto é, anterior a Sócrates. No período pré-socrático ou cosmológico (do final do séc. VII ao final do séc. V a.C.) a Filosofia se ocupar fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza. Os pré-socráticos são os primeiros filósofos. Eles buscavam um principio (arkhé), uma explicação racional (logos) do mundo e da natureza (physis), portanto, os filósofos pré-socráticos faziam Cosmologia.
Os pensadores de Mileto
A história da escola filosófica de Mileto, hoje uma cidade da Turquia, está ligada aos acontecimentos políticos na Ásia Menor entre os séculos VI e IV a.C. Depois de beneficiar-se de sua localização, favorável ao comércio, e de experimentar um grande desenvolvimento socioeconômico e tecnológico, Mileto foi ocupada pelos persas e várias vezes destruída, o que determinou o fim da escola filosófica.
No vasto mundo grego, a filosofia teve como berço a cidade de Mileto, situada na Jônia, litoral ocidental da Ásia Menor. Caracterizada por múltiplas influências culturais e por um rico comércio, a cidade de Mileto abrigou os três primeiros pensadores da história ocidental a quem atribuímos a denominação filósofos. São eles Tales, Anaxímenes e Anaximandro.
Tales de Mileto é precursor de um período na filosofia que ficou conhecido como período cosmológico, ou ainda, posteriormente, como período pré-socrático. O período cosmológico confunde-se com os primeiros passos da filosofia no Ocidente e se origina na necessidade intuída pelo Homem de explicar de maneira racional - a ordem do mundo ou da Natureza (physis, para os gregos).
A cosmologia é uma filosofia da natureza, - ou da physis; daí os primeiros filósofos serem chamados de “físicos” ou “naturalistas”, isto é, só diz respeito ao homem na medida em que ele é parte de um universo natural que o engloba e determina. Estes físicos vão buscar fundamentos em argumentos teóricos, uma primeira causa material e unitária do princípio -arché - constitutivo da Natureza - physis - do universo.
Tales de Mileto
É considerado o primeiro pensador racional, isto é, o primeiro a explicar os acontecimentos recorrendo à razão e não a causas sobrenaturais. Nasceu em Mileto, na Jônia, por volta de 624-23 a.C. A sua doutrina fundamental reside na identificação da substância universal com a água. A água é, para Tales, a causa material do mundo; aquilo que subjaz a toda a mudança. Para ele, a água permanece a mesma, em todas as transformações dos corpos, apesar dos diferentes estados: sólido, líquido e gasoso.
«(…) Tudo é água e, por consequência, a terra está sobre a água»
Anaximandro de Mileto
Concidadão e contemporâneo de Tales, nasceu em Mileto por volta de 610-09 a.C. No campo da filosofia, substituiu a “água” de Tales pelo apeíron (infinito ou indefinido). A causa material do mundo seria algo invisível tal como é, na medida em que se nos mostra sempre na forma de 1 dos 4 elementos: terra; ar; água e fogo. A mudança do mundo consistiria na alteração do elemento com que o apeíron se nos mostra.
«O principio de todas as coisas é o apeíron e dele provêm os céus e o mundo neles contidos»
Anaxímenes de Mileto
Discípulo de Anaxímenos, nasceu em Mileto por volta de 546-45 aC. Substituiu a água e o indefinido de Tales e Anaximando pelo ar.
«O ar é um deus, é gerado e imenso e infinito e está sempre em movimento»
Heráclito de Éfeso
Último dos pensadores jônios, nasceu na cidade de Éfeso e foi contemporâneo de Parmênides - nasceram por volta de 504-01 aC. Para Heráclito, um dos pensadores que mais influência teve na filosofia, a mudança, ou devir de todas as coisas, caracteriza o mundo. Este é um fluxo constante em que nada se detém. O fogo é para Heráclito o elemento que melhor representa a permanente mudança.
«A doença torna a saúde agradável e boa, a fome a saciedade, a fadiga o descanso»
«Não podemos banhar-nos duas vezes nas águas de um rio porque outras são as águas que por ele correm»
«Tudo flui»
Parmênides de Eléia
Parmênides é o fundador da filosofia eleática que teve grande impacto na filosofia de Platão e, através deste, na filosofia ocidental. Nasceu em Eléia em 540-39. Sabe-se que escreveu várias obras, mas, até nós, apenas chegou boa parte do conhecido “Poema de Parmênides”. O “poema” contém o essencial da filosofia parmenidiana: a valorização da verdade e a desvalorização da opinião. A doutrina da verdade defende a existência de dois caminhos possíveis
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