O que é realidade
Por: lliviamelo • 14/9/2015 • Trabalho acadêmico • 585 Palavras (3 Páginas) • 174 Visualizações
- Por que não devemos falar de realidade, mas de realidades?
Temos que admitir que cada sociedade tem suas culturas, admitir também que dentro de uma sociedade existem grupos sociais que tem uma forma de vida diferente. Por uma visão mais ampla, os países tem sua discrepância em relação aos modos de vidas e problemas sociais. Exemplo disso são pessoas do mesmo meio social, mas com realidades diferentes, como um individuo que tem uma casa para morar e outro individuo que vive na rua, ou uma pessoa que mora na África e outra na China. São realidades diferentes em ambos exemplos e maneiras diferentes de enxergar a realidade.
- Qual a percepção que o homem tem do fato de ser ele o construtor do mundo, edificador da realidade? O fato dele ser construtor do mundo é justamente oque difere o homem do animal, ou seja, o fato do ser humano pensar , refletir e agir. O homem tem a capacidade de criar um sistema simbólico que nos permite se relacionar com os outros, fazendo assim, ele poder planejar o futuro e modifica-lo
- Por que considerar a realidade da vida cotidiana a realidade por excelência? Por que a realidade é construída sobre as relações do dia a dia que o homem mantém com o mundo. É a realidade mais ‘’palpavel’’, que já conhecemos.
- Explique: ‘’Não há sentido sem palavra, nem mundo sem linguagem’’. O mundo não seria mundo se não houvesse uma compreensão da totalidade das coisas. Mundo é tudo aquilo que tem nome (amor, justiça, fraternidade, raiva) são conceitos que fazem parte do nosso mundo porque foram criados e reconhecidos por meio da palavra. Como no livro ele fala: ‘’A linguagem é o sistema fundamental e primordial de criação e significação. ’’
- Qual o papel da linguagem na consciência do homem? A consciência humana é uma consciência reflexiva, em que o homem se torna objeto de sua reflexão, pela capacidade de pensar em si próprio, fazendo presente o uso da linguagem por meio da palavra que permite se planejar o futuro.
- Que é o mundo? Por que só os homens possuem mundo? Como já dito na pergunta de numero 4, o mundo é tudo que tem nome,
(amor, justiça, fraternidade, raiva, democracia) são conceitos que fazem parte do nosso mundo porque foram criados e reconhecidos por meio da palavra. Só o homem tem capacidade de colocar pensar e criar um mundo. É como se, oque não conhecemos, não existisse logo, não é mundo.
- Quais as implicações do fato de nossa percepção do mundo derivar da linguagem que empregamos? O ser humano move-se em um mundo essencialmente simbólico preponderante na construção desse mundo e da realidade
- Explique: ‘’Os limites da minha linguagem denotam os limites do meu mundo’’ Ludding Wittgenstein. - Em uma sociedade quanto menos palavras se conhece, menor é o seu conhecimento e poder de raciocínio.
- Por que afirmar que a vida cotidiana é dominada pelo espirito pragmático? A realidade cotidiana é mais mecânica, temos segurança no que estamos fazendo por já conhecer e saber lidar com as situações, caso haja um problema que não ocorre no cotidiano, somos obrigados a procurar novos conhecimentos para integrar esta nova realidade.
- Por que a construção da realidade é um processo fundamentalmente social ? Pelo fato da realidade social ser um produto humano e isso implica que nossa consciência seja determinada socialmente ou seja, as instituições e padrões de conduta, exercem sobre nós um efeito ‘’eduacativo’’.
...