Origem da filosofia
Tese: Origem da filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: desyreescheida • 4/12/2014 • Tese • 293 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
Origem da filosofia.
Ela se distingue de outras vertentes de conhecimento como a mitologia grega e a religião, visto que tenta, por meio do pensamento racional, explicar os fenômenos e questões humanas. Mas também não pode ser igualada em termo de métodos às ciências que têm a pesquisa empírica e experimentos práticos como fundamentos, uma vez que a Filosofia não se atém (não sendo descartada essa hipótese) a experimentos. Os métodos dos estudos filosóficos estão fundamentados na análise do pensamento, experiências práticas e da mente, na lógica e na análise conceitual.
A origem da Filosofia como ciência, ou mesmo como forma de estudo das inquietações humanas surge no século VI a.C, na Grécia antiga, que é chamada de “o berço da Filosofia ocidental”.
Os primeiros pensadores chamados filósofos foram:
Tales
Pitágoras
Heráclito
Xenófanes
..que, na época, concentravam seus esforços em tentar responder racionalmente às questões da realidade humana.
Questões:
1) O que quer dizer philosophia?
Significa “Amor á sabedoria” ou “Amizade pelo saber”. Pitágoras (séc.VI a. C .)
2) O que Pitágoras queria dizer ao se referir às pessoas que compareciam aos Jogos Olímpicos?
Pitágoras queria dizer que o filósofo não é movido por interesses comerciais - não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado, também não é movido pelo desejo de competir - não faz das ideias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores ou “atletas intelectuais”; mas é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, a vida: em resumo, pelo desejo de saber. A verdade não pertence a ninguém, ela é o que buscamos e que está diante de nós para ser contemplada e vista, se tivermos olhos (do espírito) para vê-la.
...