Origem do Homem
Por: 240507 • 5/5/2016 • Artigo • 394 Palavras (2 Páginas) • 221 Visualizações
Nome: Amanda Patrícia de Lima Cirino
Direito 1 Semestre B Disciplina: Antropologia Teológica
A condição humana – A origem do Homem
O Homem criado como conhecemos ou evoluído de outro ser?
A ciência, a história e a arqueologia tentam desvendar o mistério da criação do homem.
O fato é que existem muitas teorias a respeito do objetivo que visa à busca da origem do universo e da nossa existência. Teorias em contraste com a filosofia esquecem lendas antigas e tentam através da ciência detectar a origem de todas as coisas. Dentre elas, a Teoria de Lamarck.
Desenvolvida pelo biólogo francês Jean-Baptiste Lamarck no começo do século XIX; tinha como objetivo principal explicar a evolução das espécies. Lamarck publicou sua teoria no ano de 1809, no livro “Filosofia Zoológica”, sendo que ela foi de grande importância para as Ciências Biológicas, pois serviu de base para o trabalho de Charles Darwin.
Segundo Lamarck, portanto, o princípio evolutivo estaria baseado em duas leis fundamentais; a lei do uso ou desuso. No processo de adaptação ao meio, o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que elas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem.
Em sua teoria, sustentou que a progressão dos organismos era guiada pelo meio ambiente: se o ambiente sofre modificações, os organismos procuram adaptar-se a ele.
Exemplo clássico deste princípio era a evolução do pescoço da girafa, que crescia em resposta à adaptação devido ao esforço que faziam para comer as folhas no alto das arvores.
Mais tarde as ideias de Lamarck foram rejeitadas, não por falarem em evolução dos caracteres adquiridos, mas pelo fato desta condição não ser transmitida aos seus descendentes.
De qualquer maneira, existe um grande conflito quando a colocamos ciência em contraposição a fé (criacionismo).
Aspectos fundamentais envolvendo a origem da vida ainda precisam ser mais bem esclarecidos
...