Os pre socráticos filosofia
Por: Maria Isabella Freitas • 24/9/2019 • Dissertação • 660 Palavras (3 Páginas) • 214 Visualizações
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- Os prés socráticos
- A partir do século XII, o resultado das invasões dóricas foi a ruína do reino micênico, de base agrária, patriarcal e gentílica. Aqueus migram para ilhas da Ásia Menor, intensificando relações com outros povos e acelerando dinâmicas sociais das cidades - Estado. Ganha espaço, no século VI a.c., uma nova forma de pensamento racional, sem tradição mítica, propostas pela escola de Mileto, incluindo concepções cientificas e filosóficas;
- Para Tales a água (physes) e a origem de todas as coisas, para ele também “tudo esta cheio de deuses” – o universo é dotado de animações de que matéria viva;
- Para Anaximandro o universo é resultado de modificações ocorridas num principio originário da arché e o ápeiron é a infinitude especial (movimento eterno já para Anaximenes o universo é resultado do ar infinito).
- A salvação pela matemática
- Pitágoras transforma sentido da “via de salvação” de Dionísio a matemática. Salvação do homem e da polis através da proporção e da medida;
- Pitágoras – sistema global de doutrinas. A alma é semelhante do cosmo em harmonia, proporção e beleza. Para ele, todas as coisas são números “alma das coisas”
- A compreensão do universo como o Mesmo e o Outro Seu pensamento evolui e expandiu-se influenciando o desenvolvimento da ciência e filosofia grega.
- A unidade do divino
- Milesianos e Pitagóricos acreditavam que a diversidade das coisas provém da phisis, porém cada filósofo acreditava em certo processo diversificado pelo qual cada matéria possuiria um processo evolutivo diversificado, desta forma, as matérias possuiriam um arché diversificado;
- Os filósofos passam a buscar o conhecimento, para não haver mais opiniões múltiplas e sim algo concreto.Forma-se a investigação filosófica superior marcada pelo Eleatismo considerando-se como seus principais pensadores Parmenedes, Zenão e Melisso;
- Conforme o aprimoramento da busca pela obtenção do conhecimento, inaugura-se a Problemática lógica e antropológica, que formula especulações sobre o conhecer e sobre o ser.
- O que é – é o que é
- Parmênides divide seu poema em duas partes: via da verdade 🡪 fundamentos da razão e via de opinião 🡪 ligada aos sentidos, a qual Parmênides afirmava ser instável;
- Parmênides foi contra o senso comum e o pitagorismo, defendo ideais de: eterno, imóvel, finito, entre outros;
- Zenão, aluno de Parmênides, tinha as mesmas crenças e difundiu o pensamento: os sentidos levam a impasses irreparáveis.
- O fogo eternamente vivo
- Compreender o pensamento de Heráclito de Efeso pode parecer muito complicado, devido a sua forma aforismatica de seu pensamento bibliano. Utiliza-se de uma frase que auxilia o entendimento das ideias de tal pré-socrático, onde ele fala que o mundo é o mesmo para todos, nenhum Deus, nem o homem o faz, o mundo foi sempre e será eternamente vivo;
- Para resolver o “problema heraclitico”, recorre-se ao confronto cultural e a pratica de entregar que o ES... de Heráclito mostra um uso especifico da linguagem;
- A forma de pensar adequada para Heráclito é adotando o estilo oracular. Utiliza -se do exemplo dos deuses Delfos e Sibila para mostrar a diferença de duas formas distintas de se pensar: A inteligência privada e a inteligência comum.
- A unidade dos opostos
- Do ponto de vista de Heráclito a verdade consiste em captar a inteligência que explica todas as coisas e o conhecimento consiste na compreensão e na especificação da racionalidade. E Logos seria a razão, o aspecto que muda e conduz todos os planos da realidade, o físico, o biológico e etc..
- Homero pede que termine a discórdia entre os deuses e os homens “o que varia de acordo consigo mesmo” 🡪 a extinção dos conflitos através do equilíbrio do restante cada qualidade-substancia em relação ao seu oposto;
- Heráclito defende a... da realidade. Império dos logos surge como transformação do fogo e racionaliza as ... substanciais. A fugacidade das coisas gera pessimismo em Heráclito que reconhece a insensibilidade do homem “Esses loucos que quando ouvem são como surdos”
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