Período helenístico
Tese: Período helenístico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yasmimll • 25/11/2013 • Tese • 490 Palavras (2 Páginas) • 402 Visualizações
logo sua pesquisa
Período Helenístico
Filosofia, resumo, principais filósofos, arte, características, filosofia, história , literatura helenística, contexto histórico, Grécia Antiga
período helenístico
Laocoonte e seus filhos: uma das principais obras do Período Helenístico
O que foi
É o período da história da Grécia Antiga e parte do Oriente Médio que vai de 336 a.C. (do início do reinado de Alexandre, o Grande da Macedônia) até 30 a.C. (anexação do Egito, último reino helenístico, por Roma).
Contexto histórico
Alexandre, o Grande deu continuidade à politica de expansão territorial de seu pai Felipe II. O Império Macedônico no período de Alexandre atingiu seu ponto máximo de conquistas territoriais. Abrangeu a Grécia, nordeste da África, Mesopotâmia, Anatólia até o rio Indo (na Índia). Portanto, gregos, persas, assírios e hindus foram conquistas pelos macedônicos.
Alexandre, o Grande, foi criado dentro da cultura grega, pois havia sido educado por Aristóteles, um dos principais filósofos da Grécia Antiga. Ele também teve contato também com a cultura oriental dos diversos povos que faziam parte do Império Macedônico.
Durante seu reinado, Alexandre deu início de difusão da cultura helenística que nada mais era do que uma mistura de valores e aspectos culturais gregos e orientais pelos quatro cantos do Império Macedônico. Esta fusão de aspectos culturais gregos e orientais é conhecida como Helenismo.
Com a morte de Alexandre em 323 a.C. teve início o esfacelamento do Império Macedônico. O território foi fragmentado entre generais, enfraquecendo o poder. Aproveitando do enfraquecimento político-administrativo do que restava, Roma conquistou o Império Macedônico no século I a.C.
Características principais deste período:
Nas Artes Plásticas e Arquitetura
As influências artísticas da cultura grega espalharam-se por todo Império Macedônico, influenciando artistas. O realismo e a temática voltada para o dramático foram as principais características deste período.
Principais obras: Vitória de Samotrácia (escultura); Laocoonte e seus filhos (escultura em mármore); Altar de Pérgamo (estrutura arquitetônica dedicada a Zeus); Vênus de Milo (estátua de mármore).
Na Filosofia
Houve três importantes escolas filosóficas neste período:
- Estoicismo: ética naturalista , visão unificada do mundo e lógica formal. Principais filósofos: Zenão de Cítio, Cleanto, Panécio de Rodes, Sêneca e Epicteto.
- Epicurismo: busca da felicidade e da tranquilidade através do conhecimento do mundo (dos desejos, da morte, dos medos e dos deuses) e da moderação dos prazeres. Principal filósofo: Epicuro.
- Ceticismo: a dúvida sobre as coisas do mundo é um dos principais preceitos do ceticismo. Principais
...