Pim 7
Dissertações: Pim 7. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diamond • 14/5/2013 • 1.950 Palavras (8 Páginas) • 1.303 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Código da Prova: 13726893
Curso: Tecnologia Da Informação
Série ou Período: 1º Bimestre - 3º Semestre
Tipo: Bimestral
I - Questões objetivas – valendo 5,00 pontos
II - Questões discursivas – valendo 5,00 pontos
Gerada em: 01/04/2013 16:02:13
Campus:_______________________________________________ Turma: 9766
Nome:_________________________________________________ Matrícula:____________
Assinatura:___________________________________________ Data:_________________
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 308150 - Economia e Mercado
Questão 1: Leia os dois textos a seguir, sobre água na Amazônia, especificamente no estado do Amazonas, e escolha a alternativa correta:
Texto 1: Seca na Amazônia em 2010 foi a mais severa em 100 anos
O lago seco da Colônia Antonio Aleixo, um bairro da zona leste da cidade de Manaus. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/album/091201_album.jhtm#fotoNav=34>. Acesso em: 30 jan. 2012.
A seca que atingiu a Amazônia em 2010 foi a mais severa em 100 anos, segundo um estudo publicado naquele ano na revista Science por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e da Universidade Britânica de Leeds.
Com isso, o equilíbrio de emissões de gases do efeito estufa foi alterado de tal forma que o dano à floresta pode ser permanente. Em 2005, uma grande seca já havia atingido a região e também foi considerada, à época, a maior em um século.
Adaptado de: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/maior-seca-da-historia-atinge-a-amazonia>. Acesso em: 30 jan. 2012.
Texto 2: É preciso salvar também as cidades
Palafitas na Amazônia. Disponível em: <http://geoconceicao.blogspot.com/2009/09/termeletricas-na-amzonia-terceiros.html>. Acesso em: 30 jan. 2012.
Para a maioria dos que a veem de fora, a Amazônia é uma enorme extensão verde salpicada de pequenas comunidades ribeirinhas.
Nessa visão, a preservação das matas estaria garantida se o “povo da floresta” tivesse boas condições de vida e não precisasse destruir o ambiente para se sustentar. Pois bem, o povo não está mais na floresta. Começou a sair de lá nos anos 70. Há quarenta anos, apenas 3,5% da população da Amazônia vivia em cidades. Hoje, são 73%. Só as áreas metropolitanas de Manaus e Belém abrigam, cada uma, 2 milhões de habitantes. E eles vivem em condições semelhantes - mas, em geral, piores - às dos cidadãos do resto do país. Para os que moram lá, o problema mais grave não é a devastação. São as favelas, o crime e o desemprego - preocupações idênticas às de quem vive nas outras capitais do Brasil, com a agravante de que os nortistas dispõem da pior infraestrutura.
Na região que concentra 80% da água doce do país, falta água encanada. Em Rondônia, apenas 40% das casas têm acesso a esse serviço. A situação dos esgotos é ainda pior: somente 9,7% dos domicílios do Norte estão ligados à rede coletora. A média nacional é de 51%. Mais de 90% dos municípios não dispõem de aterros sanitários. O lixo é disposto a céu aberto ou despejado in natura nos rios.
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/especiais/amazonia/preciso-salvar-cidades-p-038.html>. Acesso em: 30 jan. 2012.
Com relação aos textos apresentados, pode-se afirmar que:
I - Na região amazônica, devido à escassez da atualidade, a água é considerada um bem econômico.
II - Em 2010, a seca na Amazônia possivelmente obrigou as populações ribeirinhas (que moram nas margens dos rios) a pagar pelo acesso à água potável.
III - Por atender uma necessidade primária, a água, na Amazônia, sempre foi considerada um bem econômico e não um bem livre, como o ar.
É correto apenas o que se afirma em:
A)I e II.
B)I e III.
C)II e III.
D)II.
E)III.
Questão 2: Tendo em mente que um sistema econômico é o conjunto de relações técnicas, básicas e institucionais que caracterizam a organização social, econômica e política da sociedade, leia o que afirma o professor de economia Luiz Carlos Bresser-Pereira em seu artigo O sistema econômico brasileiro:
“No Brasil, porém, o sistema econômico vigente não obedece à lógica do bem estar ou do desenvolvimento. Sua lógica é a dos juros.”
Disponível em:<http://www.bresserpereira.org.br/Works/SmallPapers/5.SistemaEconomicoBrasileiro-ConjEc.p.pdf>. Acesso em: 14 de março de 2012.
Com base nessa declaração e tendo em vista o que a disciplina apresenta acerca de sistema econômico, pode-se afirmar que o professor Bresser-Pereira acredita que, no Brasil:
A)O sistema econômico vigente é o socialista, de economia planificada, onde não há possibilidade de um grupo social emprestar recursos a outro grupo social.
B)O sistema econômico é o de economia mista, uma vez que os bancos são todos de propriedade governamental.
C)O sistema econômico é o de economia de mercado ou capitalista, uma vez que existem bancos privados que cobram juros para os empréstimos realizados.
D)A cobrança de juros é essencial para que o Brasil se desenvolva.
E)Todos são favoráveis à cobrança de juros, pois a atividade bancária é característica do sistema
...