TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pirr Bordiye

Tese: Pirr Bordiye. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho de filosofia é demonstrar por meio de textos a importância da filosofia na compreensão da humanidade, dificuldades da introdução desta disciplina no currículo escolar. Debatemos também o comportamento da realidade em sala de aula diferenciando suas condições.

Vamos conhecer os elementos filosóficos que permeiam a Educação Brasileira, e também os aspectos que abrangem a Filosofia como ciência.

As dificuldades de implantação da filosofia no currículo escolar, segundo o filósofo Desidério Murcho.

Educação no século XXI, considerando, as desigualdades de uma sociedade.

Como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferenciadas

o conceito de Indústria Cultural e sobre suas conseqüências na Educação.

Portanto que medida a Indústria Cultural interfere na realidade da educação contemporânea.

E a visão de Bourdieu sobre a escola e a desigualdade do sistema educacional.

a teoria de Pierre Bourdieu com o sistema educacional no Brasil, até que ponto a teoria do autor se aplica à nossa realidade.

Importância da Filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar.

Filosofia é o pensamento, e amor a sabedoria, filosofia é o estudo aos problemas relacionados a existência , conhecimento, valores morais e estéticos, á mente e linguagem.

A filosofia busca o conhecimento de si mesmo, focando questões da existência humana, definida como analise racional, individual ou coletiva.

Também é o conjunto de idéias como exemplo, a filosofia da vida, usa-se conceitos e não de realidades,

Ensinas a filosofia de uma maneira diferente á sua natureza mais aberta , a filosofia tem sua dificuldade em ser tratada e ensinada no Brasil, ela possui muitos problemas em abertos, mas as outras matérias como, História, Matemática, Biologia, também possuem, mas a filosofia tem mais problemas abertos do que resultados consensuais.

A filosofia é uma disciplina especulativa que debate problemas que ninguém sabe resolver, é provável pensarmos que alguma área disciplinar nos ofereça resultados, métodos garantidos, exemplo a física ou matemática.

Ensinas a filosofia é ensinar problemas, argumentos. O estudante tem que ser ensinado a pensar, por si nos problemas.

Estimular e Ensinar a perguntar sobre questões de livre- arbítrio ou ética e ajuda a fortalecer instrumentos críticos da filosofia ,mas sim ter a informação teórica relevante.

Ensinar a filosofia é preciso ensinar a ler textos filosóficos e formular problemas e argumentos filosóficos.

O problema de ensinar a filosofia, é a escolha do conteúdo, o historicismo é o assunto mais utilizado pelos professores e nas escolas, porque é mais fácil, o professor pega dois filósofos de sua escolha , onde eles tem mais conhecimentos e explica suas vidas e historia de cada um.

Assim o estudante fica sem conhecer a parte central da ética e verdadeira historia da filosofia.

Como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferenciadas

No século XXI á muito individualismo, competitividade, e o lucro dos seu fundamentos.

Não podemos mudar o mundo e as pessoas, mas podemos mudar a educação, assim relativamente estaremos mudando as pessoas e seus modo de pensar, ajudando e contribuindo para um futuro melhor.

Temos que educar para um outro mundo possível, e dissolver o pode, nós temos a capacidade de mudar e melhorar o mundo.

Paulo freire foi um educador para um outro mundo possível, por isso temos que aproveitar esses recursos que ele também utilizou e tentarmos fazer a diferença.

Hoje em dia, o Ensino técnico teve maior destaque, no Enem, ele é um ensino integrado, faz o aluno a ter um olhar maior, ampliado, faz também o aluno a querer a investigar e pesquisar, é um ensino amplo.

E oferece aos alunos a ir pra frente , ajudando no futuro e colaborando a escolha de uma profissão, dando capacidade ao aluno a se destacar, e querer sempre ser melhor.

O ensino técnico que muitas escolas tem usado é um ensino muito especial, onde que além de ajudar o aluno a ser pesquisador e oferecer muitos recursos para isso, o ensino também pensa no professor.

Oferecendo cursos de capacitação, pensando na melhoria de ensino e de qualidade do professor, assim, portanto melhorando ambos.

Com um aluno que busca pelo crescimento e tem suporte para isso e também um professor qualificado para ajudá-lo, estará sim construindo um mundo melhor com uma educação boa para todos.

Em que medida a Indústria Cultural interfere na realidade da educação contemporânea.

A educação no Brasil tem sido muito explorada e pesquisada, tentando descobrir seus problemas e, mas também, tentando resolve-los. Com as transformações Sociais, o aluno tem o exercício de si próprio educar, como se fosse o homem se educa.

A História da nossa Educação está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com