Plano de Aula Heliocentrismo e Uma Nova Visão de Mundo.
Por: Faruk • 6/1/2017 • Trabalho acadêmico • 998 Palavras (4 Páginas) • 1.190 Visualizações
Heliocentrismo e uma nova visão de mundo.
Desde a antiguidade o homem imaginava o mundo através de uma visão povoada de superstições e mitos. O homem sempre atraído pela beleza dos céus e movido pelo seu fascínio observava-o constantemente e percebendo que os ajuntamentos de estrelas davam formas que se assemelhavam a certas figuras, passando a dar-lhes nome de constelações. Estas constelações passaram a ser cientificamente observadas, analisadas e registradas de forma que escrutando seus registros passou a formar grandes conhecimentos astronômicos.
Na astronomia vários povos contribuíram para o avanço da ciência, entre eles se destacaram os chineses, hindus, árabes, babilônicos e egípcios, deixando assim grandes contribuições, mas para muitos historiadores, na Grécia antiga o homem procurou compreender e explicar o universo de forma racional buscando a filosofia e a ciência. No pensamento grego a terra era vista como centro do universo e que tudo gira em sua volta, pensamento contextualizado nos ensinos de Platão e Aristóteles.
No início do século XVI, o universo era considerado como sendo finito e hierarquizado. Esta idéia é consolidada pelo que podemos denominar de tradição aristotélico-ptolomaica. Esse postulado se justifica a partir da concepção de centralidade e mobilidade do planeta Terra. Tal pressuposto remonta às origens do pensamento grego antigo com os présocráticos, que iniciaram o estudo acerca da natureza, da physis. Os présocráticos ou filósofos da natureza, por volta do século VI a.C. foram os primeiros estudiosos a indagar sobre um princípio primeiro (arché) que explicasse a diversidade da natureza. (Giordano Bruno: entre o geocenrismo e o heliocentrismo – Ideusa Celestino Lopes Griot – Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia – Brasil, v.9, n.l, junho/2014/WWW.ufrb.edu.br/griot).
Postulado por Aristóteles e posteriormente por Ptolomeu esse pensamento de como ver o mundo se manteve até no século XVI d.C. toda via, também havia outra maneira de pensar o mundo, uma concepção formada pelas observações de um grego, Aristarco de Samos do século II a.C. Aristarco concebia o sol como centro do universo, de forma que todos os planetas e estrelas giravam ao seu redor, ou seja, heliocentrismo, pois bem o fato é que essa teoria não encontrou espaço para avançar e prosperar, já que o homem imbuído de conceitos e preceitos de caráter divinos e alicerçado pela filosofia de Platão.
“Nesse sentido, a abordagem comoslógica platônica é intrinsecamente ligada às preocupações sociais e políticas da sociedade grega. Não há, portanto, apenas uma preocupação com natureza física, com a distinção dos seus elementos e fenômenos. A investigação sobre a natureza deve levar em consideração que existe uma ordem que a produz. A partir desse referencial filosófico, pode-se compreender o mundo natural como expressão de uma ordem divina, idéia esta fortalecida posteriormente pelo cristianismo. (Giordano Bruno: entre o geocenrismo e o heliocentrismo – Ideusa Celestino Lopes Griot – Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia – Brasil, v.9, n.l, junho/2014/WWW.ufrb.edu.br/griot)
Sendo assim a teoria do geocentrismo predominou por muitos séculos até a idade renascentistaXV e XVI em que o homem passou a deixar de lado o divino e seus dogmas e tomando a razão como direção de seus pensamentos. Surge Nicolau Copérnico com a teoria do heliocentrismo, para ele, todos os planetas giravam em torno do sol e seus argumentos e teoria foram publicados em seu livro: Os Movimentos dos Corpos Celestes, publicado após a sua morte.
Outros pensadores com a mesma linha de pensamento de Copérnico surgiram, Galileu Galilei com suas invenções e descobertas a teoria em partes de Aristarco e Copérnico, em outros séculos seguintes outros nomes são revelados como: Isaac Newton Sec. XVII estabeleceu leis do movimento e da gravitação universal, posterior mente no Sec. XVIII Willian Herschel descobrindo a radiação infravermelha.
Copérnico não apresentou provas de suas teorias, mas seus precursores apresentaam provas que deram razão a teoria do heliocentrismo e mesmo assim houve grande resistência por pessoa do meio intelectual, como também da igreja, a qual perseguiu e fez silenciar muitos pensadores. Porém muitos em nome da ciência resolveram não calar e mesmo tronando-se mártires deixaram seus nomes na história e através de seus livros e escritos lançaram bases para o crescimento de toda ciência.
Bibliografias:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/viewFile/10069/9294
www2.ufrb.edu.br/.../1.GIORDANO_BRUNO_-_ENTRE_O_GEOCENT...
http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/arquivos/File/Astronomia/Historia_da_Astronomia
...