Platão
Trabalho Escolar: Platão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guibes • 26/7/2012 • 338 Palavras (2 Páginas) • 1.090 Visualizações
A República – Platão (p.358-362)
A NATUREZA HUMANA
“O homem melhor e o mais justo é também o mais feliz e que é o mais monárquico e que se governa a si mesmo como rei, ao passo que o pior e o mais injusto é também o mais infeliz e sucede que é o homem que, sendo o mais tirânico, exerce sobre si mesmo e sobre a cidade a tirania mais absoluta” (Platão – A República).
A alma de cada indivíduo esta dividida em três elementos. Dentro destes três elementos existem três espécies de prazeres próprios de cada um deles e também três ordens de desejos.
O primeiro elemento é aquele pelo qual o homem aprende. O segundo aquele pelo qual se irrita. Ao terceiro não foi achada uma única palavra capaz de descrevê-lo de forma simples, pois a várias formas dele. Ele é associado aos prazeres, desejos, ganho, lucro, vitória e fama. É bem verdade que nas almas existe este elemento que governa ou um dos outros dois. Conforme o caso, distinguimos três classes principais de homens: o filósofo, o ambicioso e o interesseiro.
O filosofo, tem seu prazer na sua busca continua do conhecimento. O ambicioso busca a glória, quer sempre mais do que tem. E o interesseiro sempre visa o lucro, em qualquer circunstância.
Se procurássemos dentre esses homens o melhor modelo para nós mesmos, veríamos que, o filósofo é o único em que a sua experiência é acompanhada da sabedoria. Pois ao homem interesseiro, ter prazer com sabedoria não é nada sem o lucro. Ao ambicioso, de nada vale o conhecer sem a honra. Já ao filósofo ter conhecimento é o seu prazer, tornando-se o mais capacitado a julgar de forma correta sem buscar o bem a si só.
Vemos que, o conhecimento é vazio sem a sabedoria. E que por mais que riquezas e honras sejam boas, elas um dia acabam. Já a sabedoria só acrescenta e é duradoura.
“A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, contudo o que possuis adquire o entendimento” (Provérbios 4:7).
...