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PsicologiaPlatão

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Por:   •  3/3/2015  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

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A psicologia aplicada de Platão

O quarto item do esquema que estamos usando refere-se sempre a questão das

implicações morais ou da ética de uma determinada teoria. É nesta esfera do saber que

encontramos as questões de uma psicologia prática. Platão, com a noção de uma alma

que contém em si mesma a sabedoria e a verdade, valoriza todo o esforço no sentido de

alcançar esta "via de libertação", que é o bem absoluto e universal. No entanto, é quando

examina os problemas da vida quotidiana que se defronta com a necessidade de melhor

explicitar as relações entre alma e corpo. As relações são apresentadas na alegoria da

"parelha de cavalos conduzidos por um cocheiro" (Fedro). O cocheiro é comparado a

razão, um cavalo a energia moral e outro ao desejo. Tem-se então, talvez, o primeiro

esquema tripartido do conduta humana. A preocupação da relação mente-corpo ainda

aparece em um dos seus últimos livros o Timeu. As partes da alma ocupam diferentes

partes do corpo. A razão ocupa a cabeça, a energia moral o torax e as paixões o

abdômen. Também apresenta uma incipiente descrição psicofisiológica sustentando que

é a medula que une a alma ao corpo.

Os problemas psíquicos seriam decorrentes de intemperança e uma boa saúde

mental estava na moderação, no raciocínio e no cálculo, nas reflexões, no convívio com

as artes, e no equilíbrio da realização dos desejos. Estas recomendações preventivas

deveriam substituir o uso de remédios.

É no entendimento das diferenças individuais que a posição inatista de Platão

mostra-se com clareza. Na República, o Filósofo cria uma sociedade utópica, governada

por um sistema hierárquico, composto por um pequeno grupo de indivíduos com

inteligência superior. As funções desta sociedade seriam distribuídas de acordo com os

talentos que cada um trouxesse ao mundo. Quem possuísse grande coragem seria

cuidador de todos, aqueles com superior senso de beleza e harmonia seriam artistas, e os

de pouco talento e habilidades seriam escravos. Platão vai mais longe ainda. A

preservação destas diferenças poderia ser obtida através de casamentos pré-arranjados.

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