Questionário Sobre A Ética E Capitalismo
Trabalho Escolar: Questionário Sobre A Ética E Capitalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lobo_negro_al • 2/11/2014 • 408 Palavras (2 Páginas) • 472 Visualizações
QUESTIONÁRIO DE FILOSOFIA BASEADO NO TEXTO “ÉTICA E CAPITALISMO” DE IVO TONER
MÁRCIO ROBERTO GOMES RAIMUNDO
MACEIÓ
NOVEMBRO - 2009
MÁRCIO ROBERTO GOMES RAIMUNDO
QUESTIONÁRIO DE FILOSOFIA BASEADO NO TEXTO “ÉTICA E CAPITALISMO” DE IVO TONER
Trabalho apresentado ao Professor Ms. Marco Ricardo da disciplina Filosofia, turma “A”, do turno noturno do curso de Direito.
FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
MACEIÓ - 2009
QUESTIONÁRIO
1) Para o autor do texto por que existe uma fratura entre os valores éticos proclamados e realidade objetiva?
Porque tão somente são de focos opostos, os valores éticos se preocupam com a questão da solidariedade, ajuda como bem comum enquanto a realidade objetiva, trata o indivíduo como coisa, como fim, a um ser que move no sentido cada vez mais individualista, esta monitorado ao interesse privado uma lógica que por exigência da reprodução do capital, caminha sempre mais no sentido da devastação e da degradação da natureza. A conseqüência disto é uma fratura cada vez mais ampla entre os valores éticos proclamados e a lógica da realidade objetiva concretamente uma é a lógica do ser, outra lógica do deve-ser.
2) O que o autor entender por “período de decadência”?
Período de decadência para o autor, significa a classe trabalhadora dos países mais desenvolvidos que permitiu a burguesia consolidar, plenamente o seu poder econômico e político, tinha portas abertas para um desenvolvimento extraordinário das forças produtivas e para a configuração de uma ordem social à sua imagem e semelhança. Daí por diante se diria por base que a propriedade privada e, portanto, a continuidade da exploração do homem pelo homem, se fez desde 1848 até os dias atuais com fortes tendências a se prolongar, chegando a ser um período de decadência.
3) O que o autor quer dizer quando afirma que existe um “prolongamento da fratura”?
Significa que a uma existência insuperável do alargamento da fratura entre as lógica da realidade objetiva e o universo dos valores. Isso existiu, existe e sempre existirá e em uma proporção cada vez maior e com um caráter cada vez mais perverso. Hoje nunca se houve tanta preocupação com os direitos humanos e questões ecológicas, com qualidades de vida e o espaço público, a constatação quase unânime não só houve avanço significativo, como houve , de modo geral, um retrocesso muito claro, causado pela reprodução do capital.
...