RESENHA DO FILME: OBRIGADO POR FUMAR
Por: Gislene Braga • 9/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.745 Palavras (7 Páginas) • 1.076 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
CURSO DE DIREITO
FILME: OBRIGADO POR FUMAR
Barra do Piraí, 2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
1º período do Curso de Direito
Professor: Cleber Vicente Gonçalves
FILME: OBRIGADO POR FUMAR
Barra do Piraí, 2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
Roteiro do filme.
Nome: Obrigado por Fumar (Thank you for smoking)
Diretor: Jason Reitman
Ano de produção: 2005
Atores principais:
- Aaron Eckhart - Nick Naylor
- Maria Bello - Poll Bailey
- Cameron Bright - Joey Naylor
- Sam Elliott - Lorne Lutch
- Katie Holmes - Heather Holloway
- David Koechner - Bobby Jay Bliss
- Rob Lowe - Jeff Megall
- William H. Macy - Senador Ortolan K. Finistirre
- J.K. Simmons -Budd "BR" Rohrabacher
- Robert Duvall - Doak "Capitão" Boykin
- Adam Brody - Jack
- Kim Dickens - Jill Naylor
- Connie Ray - Pearl
- Todd Louiso - Ron Goode
Sinopse: Obrigado por fumar é um filme que aborda o universo dos lobistas, no caso, o lobista Nick Naylor e seu poder de argumentação. Como porta voz de uma empresa de tabaco, defende de forma persuasiva os interesses para quem trabalha e influencia as instituições. Ao mesmo tempo que passa uma imagem benéfica do cigarro para a sociedade, tenta ser um modelo de pai para seu filho. Com muita ironia e humor, Obrigado por Fumar não gira em torno do cigarro em si, relata um exemplo de como a argumentação é eficaz e a importância de manipular as palavras e assim, consequentemente as pessoas, fazendo o que não parece ser ético em troca de ótima remuneração e o controle da sociedade.
Tema do trabalho: SOFISTAS
Os sofistas eram considerados mestres da retórica e da oratória, acreditavam que a verdade é múltipla, relativa e mutável. Eles eram chamados de sofistas, termo que originalmente significaria “sábios”, mas que adquiriu o sentido de desonestidade intelectual, principalmente por conta das definições de Aristóteles e Platão. Aristóteles, por exemplo, definiu a sofística como "a sabedoria aparente, mas não real”. Para ele, os sofistas ensinavam a argumentação a respeito de qualquer tema, mesmo que os argumentos não fossem válidos, ou seja, não estavam interessados pela procura da verdade e sim pelo refinamento da arte de vencer discussões, pois para eles a verdade é relativa.
5 CENAS em que aparecem características dos Sofistas no filme Obrigado por Fumar:
1º- Aos 8 minutos se inicia uma cena onde Nick vai até a escola de seu filho para uma eventual palestra sobre “o que você quer ser?” Os alunos o perguntam o que ele faz, e ele diz ser um Lobista que defende o uso de cigarros, automaticamente é questionado por uma aluna que diz que a sua mãe fala que os cigarros matam, ele lhe questiona, usando a retorica, perguntando se sua mãe é medica ou pesquisadora cientifica, a menina lhe diz que não, e ele diz que ela não parece uma especialista no assunto, Nick então usando suas argumentações os orienta a pensar por si mesmos, não acreditarem em tudo que dizem sobre cigarro e descobrir por elas mesmas.
2º - Aos 11 min 15 segundos se inicia uma cena em que o filho do Nick o pergunta por que o governo americano é o melhor do mundo, Nick o responde e em seguida nota que o filho escreveu o que ele falou, e lhe pergunta o tema do trabalho, o garoto lhe diz, Nick então pergunta quem fez essa pergunta e o garoto diz que foi a professora, Nick faz varias perguntas para que o filho pense, e diz que o governo americano não é o melhor do mundo e sim que fazem uma boa propaganda, diz que as perguntas que a professora faz são sem noção porque mesmo se eles tivessem o melhor governo, não haveria como provar isso, sugere ao filho que ele escreva sobre o que quiser e ele diz que a beleza da argumentação é: argumente corretamente e nunca estará errado.
3º - Aos 38 min e 40 seg Nick esta conversando com o filho sobre seu trabalho, e Joey o pergunta “e se você errar?” o questionando sobre seus argumentos, Nick diz que nunca erra, que seu trabalho é acertar, e então tenta ensinar ao filho tomando como exemplo os sabores do sorvete, tenta explicar o filho sua argumentação utilizada para convencer as pessoas. O Joey diz que o melhor sorvete é o de chocolate, Nick diz que é o de baunilha.
A cena termina quando o pai utilizando-se de boas argumentações, e persuasão, consegue convencer o filho de que ele esta errado, o qual no inicio do dialogo para filho era algo impossível de acontecer. Nick diz que não precisa provar, só mostrar que o outro esta errado, e isso o torna o certo.
4º 01 hora e 17 min de filme, se inicia a audiência sobre os símbolos nos maços de cigarro, Nick é chamado e começa a ser questionado sobre o que fazia, lhe perguntam se ele acha que o cigarro pode causar câncer, e ele diz que sim, e pede para levantar as mãos quem também acha, diz que não deveria ter a campanha já que todos sabem o mal que faz, dizendo que só fuma quem quer, e que se fosse assim deveriam colocar as imagens em outras empresas também, por fim aponta que o colesterol é a maior causa de morte, e acusa do Senador de entupir as pessoas de queijo cheddar, que muitos morrem de ataque cardíaco e que deveriam colocar os símbolos nos queijos também, afinal, se cigarros matam, queijos também matam, o Senador lhe questiona sobre as crianças, e também sobre seu filho, perguntando “e se ele fumar?” então Nick diz que é responsabilidade dos pais ensinar e orientar seus filhos sobre o assunto e deixar que tenham escolha, e diz que se com 18 anos seu filho quisesse fumar, ele mesmo compraria o primeiro maço.
...