Relatorio De Atp
Casos: Relatorio De Atp. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: abigel • 1/12/2013 • 695 Palavras (3 Páginas) • 374 Visualizações
RELATORIO:ATP
ATP=Adenosina tri-fosfato, ou simplesmente ATP, é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. É constituída por adenosina, uma base nitrogenada, associada a três radicais fosfato conectados em cadeia. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos.como são fornecido são três processos comuns produtores de energia para a elaboração do ATP: O sistema ATP-CP, ou fosfagênio, A glicólise anaeróbia, ou sistema do ácido lático, O sistema de oxigênio.Sistema Aeróbio ou Oxidativo:consiste no término da oxidação dos carboidratos envolve a oxidação dos ácidos graxos. Ambas as partes do sistema do oxigênio possuem o Ciclo de Krebs como sua via final de oxidação.A energia liberada pela desintegração das substâncias alimentares e quando a CP é desfeita, são utilizadas para refazer novamente a molécula de ATP.
O sistema aeróbio é particularmente adequado para a produção de ATP durante o exercício prolongado tipo resistência (endurance). Nesses tipos de exercícios, o principal fornecedor de ATP é o sistema aeróbio. Os sistemas do ácido lático e do ATP-CP também contribuem, porém apenas no início do exercício, antes de o consumo de O2 alcançar um novo nível de estado estável (steady-state); durante esse período contrai-se um déficil de O2 . Depois que o consumo de O2 alcança um novo nível de estado estável (em cerca de 2 ou 3 minutos), torna-se suficiente para fornecer toda a energia ATP exigida pelo exercício. Por essa razão, o ácido lático sangüíneo não alcança níveis muito altos durante o exercício que duram por mais de uma hora. A glicólise anaeróbia cessa uma vez alcançando o consumo de O2 de estado estável e a pequena quantidade de ácido lático acumulada previamente se mantém previamente constante até o término do exercício. Ex.: Maratona - Fadiga.Papel apenas secundário durante o repouso e, na maioria das condições de exercício, quase não desempenha qualquer papel. Na inanição, nas condições com privação de carboidratos e nas façanhas de resistência incomum (corrida de 6 dias), o catabolismo das proteínas pode ser significativo.
O esforço é extenuante (> 100% VO2 máx):a demanda energética só poderá ser atendida pelo sistema anaeróbio alático,quando as reservas de CP se depletarem, a atividade não poderá mais ser realizada.
O esforço é intenso (entre 85 a 100% VO2 máx):a quantidade de energia necessária à consecução do exercício pode ser fornecida pelo sistema anaeróbio lático,este ressintetiza a ATP indispensável ao esforço,a intoxicação do meio pelo ácido lático impedirá a continuação da atividade além de aproximadamente 1h ½ .
O esforço é moderado (< 85% VO2 máx)apesar da demanda extra inicial de energia ser atendida pelo sistema anaeróbio, o aumento do aporte de oxigênio às células musculares, após algum tempo permite que o sistema aeróbio ressintetize o ATP necessário.
A glicólise anaeróbia envolve a desintegração incompleta de uma das substâncias alimentares, o carboidrato, em ácido lático. Pode ser utilizado dessa forma ou armazenado no fígado e nos músculos, como glicogênio.A glicólise anaeróbia é mais complexa do que o sistema do fosfagênio (12 reações). A partir de 1mol, ou 180g de glicogênio, apenas 3 moles de ATP podem ser ressintetizados.
...