Resenha Do Filme Laranja Mecânica
Trabalho Escolar: Resenha Do Filme Laranja Mecânica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flaviaamaral • 23/11/2014 • 478 Palavras (2 Páginas) • 521 Visualizações
O filme fala sobre um grupo de garotos sem regras e pudores (jovens delinquentes), que aterrorizam a cidade em busca de diversão. Podemos dizer que o autor do filme é um visionário, pois o assunto relatado no decorrer da história é o que ainda acontece nos dias atuais.
É na adolescência que as pessoas passam a desenvolver seu senso de responsabilidade, é onde começam entender até onde vão seus limites de acordo com a imposição do Estado e suas Leis vigentes. No caso do filme, o Alex não tinha essa noção, seus pais não possuíam estrutura suficiente para acompanha-lo nesse processo de amadurecimento pois, estavam sempre ausentes e tentavam compensar essa ausência deixando com que ele fizesse tudo o que queria sem invadir o seu espaço, seus pais não tinham domínio sobre ele.
Visualizando a situação e trazendo para o ponto de vista da sociologia jurídica, é nítido perceber que no momento em que o jovem delinquente é preso, a sociedade não pensa em recuperá-lo de alguma forma, mas sim, puní-lo do crime cometido.
Podemos afirmar que a partir do momento em que o Estado decide fazer experiência com o jovem Alex, tirou dele o seu livre arbítrio ao submetê-lo a uma “lavagem cerebral”, tirou dele o seu direito de escolha. O que antes era motivo de prazer passou a fazer mal ao enxergar cenas de violência e de sexo.
Até que ponto o Estado pode agir sem ferir os direitos humanos? Até que ponto se tem autorização para interferir na vida das pessoas? O sistema carcerário deveria recuperar as pessoas através de atividades de reintegração e não utilizando de métodos antiéticos como se todos fossem animais que podem ser simplesmente doutrinados a reagir de acordo com algum comando/estímulo.
Será que os métodos utilizados na política em nome de ideologias dos partidos beneficiam apenas interesses próprios, ou todos visam um bem estar para a sociedade? A guerra pelo poder, a manipulação de informação nas mídias não deixam que todos enxerguem o que realmente acontece.
As pessoas muitas vezes não se dão conta do que realmente acontece por debaixo de seus olhos e se deixam enganar por aquilo que aparentemente é bom ou se deixam levar pela lábia políticos corruptos que visam apenas o interesse nas eleições.
Assim como no filme, na vida real, nem sempre essas falcatruas dão certo, não adiantou de nada tentar condicionar o jovem a fazer o que é certo, seus pensamentos voltaram a ser como antes, ou talvez, devido a tudo que passou, sua índole tenha ficado ainda pior.
A mudança precisa ser estimulada de dentro para fora, a sociedade precisa ajudar nesse processo de recuperação. Um exemplo bom é citar o caso das disputas para diminuir a maioridade penal. Ninguém está preocupado a ensinar os jovens que o caminho da violência não leva a nada, estão apenas preocupados em punir para dizer que o estado é eficiente.
...