Resenha Do Filme Questao De Honra
Casos: Resenha Do Filme Questao De Honra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PattyTsu • 8/10/2014 • 435 Palavras (2 Páginas) • 15.323 Visualizações
RESENHA CRÍTICA DO FILME:
“QUESTÃO DE HONRA”
O filme conta a história da morte do fuzileiro William Santiago, ocorrida na base militar de Guantanamo, em Cuba. Com a morte do fuzileiro Willian, os fuzeleiros Dawson e Downey são responsabilizados pela morte do campanheiro de base, sendo levados a julgamento por assassinato.
Com isso, o então tenente Daniel Kaffee é designado para atuar como advogado dos acusados, propondo inicialmente um acordo para que ambos confessem ser culpados da morte do colega, podendo receber a pena mínima.
Contudo, os acusados recusam a proposta do advogado, afirmando que para ele provar a inocência seria mais que uma questão de honra, já que ambos apenas cumpriram ordens.
Assim, durante o período de investigação, Kaffee acredita que o fuzileiro morreu devido um “código vermelho” que foi aplicado pelos companheiros de base, Dawson e Downey. Tal código, apesar de ilegal, é aplicado e praticado no meio militar como uma medida disciplinar imposta aos fuzileiros da base, cuja conduta é considerada insatisfatória perante seus colegas e superiores.
Kaffee acredita que um dos acusados tenha cumprido ordens para aplicar o “código vermelho”, ordens essas que poderiam ter vindo diretamente do coronel Nathan Jessep, o então comandante da base. Para Kaffee, Santiago teria morrido em virtude dos problemas de saúde agravados pela punição, podendo assim tornar o coronel Jessep responsável direto da morte do fuzileiro, já que os reais acusados não teriam outra alternativa a não ser cumprir as ordens impostas.
No decorrer do filme, Kaffee se convence que a única forma de provar a culpa do coronel Jessep é conseguindo a absolvição de seus clientes, fazendo com que o coronel confesse que dera a ordem de para aplicar o “Código Vermelho” contra o fuzileiro Santiago.
Desta forma, Kaffee passa a colocar seu plano em prática, solicitando a intimação do coronel Jessep, no intuito de provoca-lo na corte a ponto de fazê-lo confessar. Após um forte debate e interrogatório, Kaffee utiliza sua estratégia, resultando em êxito, fazendo com que o coronel assumisse a responsabilidade da ordem aplicada de interpor o código contra o fuzileiro morto.
O filme demonstra o grau de arbitrariedade aplicada pela alta patente militar americana diante dos seus subordinados. Salientando também, os procedimentos aplicados aqueles que não cumprem as expectativas de seus colegas de trabalho e superiores. Além disso, colocam em tese os movimentos ilegais adotados nas bases militares, que são aplicados de forma aleatória, conforme demonstrado sobre o fuzileiro morto, podendo causar danos irreversíveis.
REFERÊNCIA
FILME: “Few Good Men” (br: “Questão de Honra”/ pt: ”Uma Questão de Honra”)
GÊNERO: Drama
DIRETOR: Rob Reiner
ROTEIRISTA E ESCRITOR: Aaron Sorkin
PRODUÇÃO DO FILME: David Brown, Rob Reiner e Andrew Scheinman,
DISTRIBUIÇÃO: Columbia Pictures
...