Resenha - Filme Agora Por Nós Mesmos
Por: Gabriel Machado • 13/4/2020 • Trabalho acadêmico • 523 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
Filme - 5x Favela – Agora Por Nós Mesmos
Resumo do curta “fonte de renda”
Tendo em vista o percurso do tema “fonte de renda”, analisamos que foi uma questão bem voltada para ética. Um Jovem que busca ajudar sua família e ao mesmo tempo buscando um futuro melhor através dos estudos. No entanto, é de um bom conhecimento que alicerçar um lar, uma família e os estudos não é fácil. O Jovem já sofre preconceito por ser negro e inclusive por aceitar a venda de drogas, para que pudesse continuar a estudar. A questão voltada para ética neste tema, tem como principal a ambiguidade dos lados, estudar e utilizar algo arriscado para ser alguém na vida ou simplesmente abrir mãos dos sonhos por não haver oportunidades iguais aos outros, já que o mesmo era morador de comunidade.
Uma das teorias em que estudamos, acentua-se que, roubar para acabar com o país, como muitos políticos fazem, talvez não seja nada tão grande para ser levado a diante. Um pai de família roubar alimento para sustentar a mesma, é levado a diante como marginal. Uma teoria completamente habilitada a comparar este tipo de situação. De ocorrer com êxito a justiça! Uma justiça de todos e não de pessoas que se tornaram maiores, apenas por questões políticas e entre outras.
A Ética busca lhe proporcionar o direito. Direito e conhecimento sobre o respeito dos cidadãos. A moral busca te proporcionar regras, mandato, maioridade de sabedoria, sem se quer busca entender o verdadeiro fato de tal coisa. Como se encaixa o Maycon, que precisou vender drogas para continuar a lutar pelos seus objetivos, podemos garantir que só pela sua cor, sua raça, já tira 50% de chance dele se tornar vítima.
É evidentemente, que existe dois lados e ambos precisam ser bem produzidos diante a defesas. A atual situação do País se encontra em calamidade, com milhões de desempregados e que precisam de recursos para manterem seus gastos. Se um jovem tem um sonho de se formar e ainda precisa ajudar a família, será que ele pode estar totalmente contra lei? Justo uma lei, que os próprios inventários as não cumpre, ou fazem com que ninguém saiba e depois descobrimos milhões desviados da saúde? Ou até mesmo de auxílio que ajudariam famílias como a de Maycon?
Concluindo o pensamento levantado acima, podemos perceber que a verdadeira questão deste trabalho é “A ética existe para todos?”. Um roubo que pode ser para o bem é colocado perante a justiça como um ato deplorável e vergonhoso. Agora, um cidadão que se passa dentro das leis, faz a mesma coisa e ainda acha que está certo ou perante a lei por ser um deputado da vida, é uma coisa relevante e que não é digna de ser debatida judicialmente e publicamente. Infelizmente estamos rodeados pela injustiça contra pessoas humildes que tendem de se sacrificar, e até mesmo chegar ao extremo de “roubar” para ter o que comer ou para seguir bancando planos futuros de desenvolvimento acadêmico ou profissional, assim como foi demonstrado na vida cotidiana de Maycon.
...