TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas

Artigos Científicos: Respostas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 7

Bebedouro

Bebedouro é um município brasileiro do estado de São Paulo. Bebedouro possui atualmente um dos mais altos índices de desenvolvimento humano (IDH) do país, apresentando também uma alta renda per capita, devido principalmente a seu parque industrial, no qual se destacam indústrias de suco de laranja, de óleos vegetais, de fertilizantes, carrocerias e confecções.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 20º56'58" Sul e a uma longitude 48º28'45" Oeste, estando a uma altitude de 573 metros.

Possui uma área de 682,511 km².

Bebedouro limita-se ao norte com Colina; ao leste com Terra Roxa, Viradouro e Pitangueiras, ao sul com Taquaral, Taiúva, Taiaçu,Pirangi e Paraíso, e ao oeste com Monte Azul Paulista.

O município possui, além do distrito sede, dois distritos: Botafogo (2500 habitantes) e Turvínia* (mil habitantes), além de dois pequenos povoados: um de natureza urbana, Povoado de Andes** (cerca de 500 habitantes), e outro de natureza rural, Povoado de Areias (menos de 100 habitantes).

O município está entre duas sub-bacias hidrográficas: a do rio Turvo e a do Pardo/Moji-Guaçu. A sede do município (cidade) é cortada por pequenos córregos: Bebedouro, Consulta e Parati. O Consulta ao passar pelo centro da cidade, transforma-se num grande lago artificial, com dois quilômetros de comprimento e largura que varia entre 50 (funil da Ponte da avenida Donina Valadão Furquim) e 300 metros.

O Bebedouro nasce próximo ao Horto Municipal, corta-o, passa pelo Parque Sinésio Junqueira Franco, onde se encontra com o Consulta e passa a dividir a região central da Zona Leste da cidade. O Parati corta parte da Zona Norte da cidade e vem apresentando problemas de assoreamento.

O município tem altura entre 550-600m, localizado no Vale do Rio Grande, na região do Planalto Paulista. Desde 2005, o Povoado de Andes, na zona rural de Bebedouro, vem sofrendo sismos de 2-3 graus de magnitude, o que tem origem em fraturas do basalto da Serra Geral, o que se agrava com a extração de água de poços de água subterrânea.

Atualmente, 98 % da área urbana do município é asfaltada e 30% do esgoto é tratado

Demografia

Censo de 2000

* população: 74.815

o Urbana: 69.964

o Rural: 4.851

+ Homens: 36.900

+ Mulheres: 37.915

* Densidade demográfica (hab./km²): 109,62

* Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 10,35

* Expectativa de vida (anos): 74,48

* Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,11

* Taxa de Alfabetização: 92,37%

* Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,819

o IDH-M Renda: 0,746

o IDH-M Longevidade: 0,825

o IDH-M Educação: 0,887

Acesso Rodoviário

SP-322 - SP-326 - SP-351

Distâncias

345 Km da Capital

História

Nossa cidade nasceu de um sonho a céu aberto, à beira de um córrego conhecido como “bebedor”, cuja água era procurada por tropeiros e boiadeiros, animais fatigados por longas caminhadas através do sertão.

Os primeiros ocupantes do local tiveram a idéia de comprar um lote de terra para a formação do patrimônio de uma povoação que nascia, cujo nome seria São Sebastião do Bebedor, que posteriormente se tornaria “Bebedor” e depois “Bebedouro”, do Sr. Corrêa e Mesquita, residente em Jaboticabal, cujo pagamento seria feito em três prestações de suínos (porcos), devido a escassez, no local, de moeda corrente tida quase como artigo de luxo. Depois de tudo acertado, os senhores entraram pontualmente com a primeira e a segunda prestação. O mesmo porém, não aconteceu com a terceira, devido a falta de dinheiro. Naquela época um fio de bigode era um título compromissado e a honra estava em jogo, não quiseram os senhores compradores desonrar o compromisso e, no dia seguinte ao vencimento o Sr. Francisco Inácio Pereira, completou a importância com seu cavalo de cela arriada, animal de sua estimação, cobrindo assim o ultimo pagamento.

A data oficial da fundação de Bebedouro é dia 03 de maio de 1884, por ser o dia em que se lavrou a escritura de venda da primeira parte do atual patrimônio urbano pelo Sr. João Francisco da Silva e sua mulher D.ª Ana Cezaria Pimenta ao sr. Procurador da Capela, Capitão José Inácio Garcia.

O primeiro documento vinculado ao destino inicial do arraial do Bebedor foi um ato do Governo Provincial, o Barão de Parnaíba, datado de 27 de agosto de 1886. Por lei estadual n.º 87 de 06 de setembro de 1892, elevou-se a Distrito de Paz. Quase dois anos depois, ocorre a elevação do Distrito a Município, significando sua emancipação da tutela de Jaboticabal, pela lei nº 298, de 19 de julho de 1894.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com