Respostas à Filosofia
Ensaio: Respostas à Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DanielSOJA • 6/3/2014 • Ensaio • 308 Palavras (2 Páginas) • 615 Visualizações
1 - Gramsci afirma que "não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo". Então, o que cada um de nós tem em comum com o filósofo? E em que dele nos distinguimos?
O que ocorre é que todo o ser humano tem dúvida de algo que nem ele mesmo pode responder, o fato é que a maioria destes seres humanos sequer procuram a solução desta dúvida, acho que isso é o que se diferencia e se iguala ao filósofo do homem.
2 - Explique o que Edmund Husserd quis dizer com a aparente ambiguidade segundo a qual ele "sabe" e, ao mesmo tempo, "não sabe' o que é filosofia.
Penso que ele quis dizer que a filosofia não é algo que se pode distinguir, cada um leva a filosofia na sua vida do jeito e modo que quer, ao mesmo tempo que sua filosofia é uma a de outro ser humano é outra,
3 - De acordo com o senso comum, radical significa brusco, violento ou inflexível, extremado. Explique por que não é esse sentido que se atribui á filosofia quando a consideramos uma reflexão radical.
Porque a filosofia enquanto reflexão visa indagar seguindo uma ordem racional (lógica) e diferente do mito, que pode ser encarado também como a religião, se pauta pela ciência (epistem) a princípio não se trata da ciência como é entendida hoje, pois neste sentido a filosofia não é uma ciência, mas no sentido antigo como um saber regrado pela razão, uma forma de explicar o mundo por meio do esforço humano de compreendê-lo, nas palavras de E. Husserl "a filosofia é ciência de rigor" por que trata-se justamente do modo humano de indagar sobre o mundo, buscando a radix (origem da palavra radical que vem do de raiz em latim) deste mesmo mundo e de si mesmo enquanto sujeito pensante e criador de cultura.
...