Resumo Do Filme Desmundo
Exames: Resumo Do Filme Desmundo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biamoreira • 21/5/2013 • 523 Palavras (3 Páginas) • 1.403 Visualizações
Resumo do filme “ Desmundo”
O filme Desmundo é passado no ano de 1570. Conta a história de uma jovem portuguesa, órfã, mandada para o Brasil com o objetivo de desposar os colonos.
Oribela, interpretada por Simone Spoladore, e as demais órfãs são levadas para um lugar onde são oferecidas a seus pretendentes por uma intermediaria. A personagem principal,Oribela, que se mostra muito religiosa, apresenta-se muito contrariada com a situação em que se encontra e, chegada a sua vez, quando em contato com aquele que a desposaria, dá-lhe uma cusparada no rosto, conseguindo a desistência do pretendente.
Temos também no filme um cristão português, chamado Ximeno Dias, interpretado por Caco Ciocler, mercador que dentre outras atividades, participava do apresamento de índios
Oribela, conseguindo espantar o primeiro marido, acha que irá retornar a sua terra natal, Portugal, porém, aparece-lhe um pretendente que a desposa chamado deFrancisco de Albuquerque, interpretado por Osmar Prado. O filme mostra a propriedade de Francisco, onde ele mora com a mãe e uma criança com
problemas mentais. A mão de obra utilizada na fazenda é a de índi1’os capturados nas florestas.
Oribela pede a Francisco que lhe dê algum tempo, para ela se acostumar com ele e cumprir com suas "obrigações" de esposa, mas paciência é algo que seu marido não tem e ele praticamente a violenta.
Sentindo-se infeliz após o acontecimento, Oribela foge para tentar pegar um navio de volta para Portugal. Sai pelo mato desnorteada e pouco depois ela chega a praia. Lá aborda alguns homens, pedindo-lhes que a levem de volta para Portugal. Seu marido nota sua ausência e sai lhe procurando, encontrando-a em situação de perigo, já que estava prestes a ser estuprada pelos homens, que são mortos por Francisco.
Levada de volta para a fazenda,como castigo, Oribela fica acorrentada em um pequeno galpão. Deprimida por estar sozinha e ferida, pois seus pés ficaram muito machucados, ela passa os dias chorando e só tem contato com uma índia, que lhe leva comida e a ajuda na recuperação, envolvendo seus pés com plantas medicinais. Era inútil tentar conversar com a índia por conta da
barreira linguística.
Aos poucos, Oribela consegue reaver a confiança de seu marido, começa a perceber e se relacionar com seus parentes. Ela começa a desconfiar que a criança com problemas mentais seja filha de Francisco com sua mãe, por conta de alguns diálogos que ouve entre os dois.
Diante da aproximação do cristão Ximeno à propriedade de Francisco, Oribela começa a demonstrar interesse por ele, no que se mostra correspondida. Oribela procura fazer com que Ximeno consiga-lhe colocar num navio de volta à Portugal. Ela foge da propriedade de Francisco disfarçada de homem e mantém-se escondida no estabelecimento de Ximenes por algum tempo. Francismo suspeita da participação de Ximeno na fuga e acolhimento de sua esposa e vai ao encontro deles que fogem, mas são alcançados pelo marido na praia, protagonizando uma cena de desafio em armas, no qual Francisco leva a melhor, retornando com sua esposa para a fazenda. Na passagem de tempo do filme, Oribela está dando a luz a uma criança e, após isso, realizando os preparativos de uma mudança. Assim termina o filme.
...