Resumo Do Filme O Julgamento De Nuremberg
Artigos Científicos: Resumo Do Filme O Julgamento De Nuremberg. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessa_lvo • 29/5/2014 • 506 Palavras (3 Páginas) • 1.056 Visualizações
Julgamento de Nuremberg
O nazismo alemão criou uma das maiores atrocidades da humanidade, os campos de concentração para extermínio de judeus, identificados como grande problema do mundo na visão de Hitler. Ao final da Segunda Guerra Mundial, mais de seis milhões de judeus foram mortos nesses locais, após sofrerem com trabalhos forçados, experiências médicas bizarras e com torturas variadas. Assim, logo após o fim da guerra, os nazistas foram levados a julgamento para responder pelos crimes cometidos contra a humanidade.
Em o Julgamento de Nuremberg vemos a formação inédita de um tribunal militar internacional para julgar o alto escalão nazista por crimes de guerra e contra a humanidade durante a 2ª Guerra Mundial. Os procedimentos duraram 315 dias (de novembro de 1945 a outubro de 1946) e aconteceram no Palácio da Justiça de Nuremberg, na Alemanha. A cidade, que simbolizava uma das fortalezas nazistas, foi escolhida pelos aliados para desmistificar a aura do regime de Adolf Hitler. Foram 24 indiciados, mas somente 22 deles participaram do julgamento. Robert Ley cometeu suicídio antes de o tribunal se reunir e Gustav Krupp recebeu dispensa por questões de saúde. Os procedimentos jurídicos foram montados para trazer justiça aos acusados de forma imparcial, diferentemente do que acontecia com rivais capturados pelos nazistas. Naturalmente, Adolf Hitler estaria entre eles, caso não houvesse cometido suicídio.
O procurador-geral norte-americano Robert H. Jackson coordenou representantes de EUA, Grã-Bretanha, União Soviética e França para formar as leis e as equipes que conduziram o julgamento. O tribunal deveria julgar os réus sob a alegação de que a Alemanha nazista executou uma conspiração global de dominação. A acusação era formada por quatro equipes, cada uma representando um país aliado. O chefe dos promotores norte-americanos foi o próprio Jackson. Quatro juízes, cada um representando um país aliado, presidiam as sessões. Cada equipe de promotoria cuidava de réus diferentes e tinha um promotor chefe liderando outros colegas. O general Willian Donovan, chefe da OSS (agência militar de espionagem que deu origem à CIA), forneceu evidências e provas contra os nazistas. Foram 47 caixas de documentos (1,4 tonelada) do Partido Nazista, 12 volumes de documentos secretos sobre política externa e várias horas de gravações em vídeo. Os advogados de defesa, muitos deles nazistas, contaram com a ajuda dos réus para elaborar estratégias e argumentos. Um dos acusados, Hermann Göring (o homem mais poderoso do Reich depois de Hitler) se mostrou irredutível para a promotoria por discursar muito bem e não se intimidar.
Foram decretadas 12 condenações à morte, três prisões perpétuas e 17 condenações até 20 anos de cadeia. Hermann Göring, por exemplo, foi condenado à morte por enforcamento, mas cometeu suicídio do mesmo modo que Hitler, ingerindo cianeto na véspera da execução. Já os três absolvidos foram Franz von Papen, Hans Fritzsche e Hjalmar Schacht. As sentenças do Julgamento de Nuremberg foram executadas no presídio da cidade, onde foi montado um cadafalso para execução das penas de morte. Dez das sentenças de morte foram executadas na manhã do dia 16 de outubro de 1946, já que os outros dois condenados cometeram suicídio.
...