Resumo do filme Alexandria – Ágora
Resenha: Resumo do filme Alexandria – Ágora. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kami_kyoshi • 26/8/2014 • Resenha • 815 Palavras (4 Páginas) • 1.566 Visualizações
Trabalho de Introdução do pensamento Filosófico
Alexandria – Ágora
1- Resumo do filme:
A história se passa em Alexandria no final do século IV D.C onde os Pagãos baseavam sua Fé nos antigos Deuses Romanos. Os Cristãos usaram da Violência para demonstrar a autoridade. O Cristianismo começou a se multiplicar em todo império romano e adorar outros Deuses era proibido, e os que se recusavam a se batizar, crer apenas no único Deus e se converter ao Cristianismo eram mortos.
Hipátia filha de Téon era uma professora que ensinava a Filosofia, Física, Matemática e Astronomia. Ela nega-se converter ao cristianismo, pois tinha um amor incondicional pela Filosofia e não teria tempo e espaço para “encaixar” a Religião em sua vida. Hipátia não desejava se relacionar com nenhum Homem e sim ter a sua liberdade/independência. A única coisa com que ela queria se relacionar eram seus estudos. Segundo afirmação de Téon, Hipátia é prudente e virtuosa e seria a morte dela se casasse com algum homem.
Davus um escravo que tinha uma paixão secreta por Hipátia, teve sua liberdade concedida pela Filosofa, e mais tarde tornou um seguidor da fé cristã. Orestes um dos discípulos de Hipátia também apaixonado pela Professora tornou-se Prefeito de Alexandria após se converter ao Cristianismo.
Seguindo o início da supremacia crista, que ocorreu após a invasão a biblioteca muitos pagãos se converteram ao cristianismo e por este motivo Alexandria desfrutou de um período de Paz. Hipátia continuou com seus ensinamentos e pesquisas enquanto seus antigos discípulos que se converteram/batizaram ocupavam postos importantes na Elite Social. Os parabolanos ficaram como “seguranças” nas ruas para garantir a moralidade cristã agora ameaçada pelas presenças dos Judeus.
Após da morte do Bispo Téofolo , Cirilo tornou se o novo Bispo de Alexandria. Um homem orgulhoso e segue somente as escrituras. Ele pediu a aniquilação de mulheres e crianças. E leu o que estava nas escrituras que o papel da mulher era de subordinação e fez graves acusações que Hipátia seguia o Ateísmo e era envolvida com Bruxaria. Cirilo ordenou que todos se ajoelhassem perante as escrituras e reconhecem apenas a verdade que elas continham, porém Orestes não obedeceu e na saída do templo foi apedrejado por Amoníos.
Houveram alguns conflitos entre os Cristãos e Judeus o que resultou em inúmeros apedrejamentos/mortes de ambas as partes, uma verdadeira luta de crenças.
Surge um grande interesse por parte de Hipátia, em relação ao movimento dos “errantes” em torno do Sol e o envolvimento da física deste movimento sobre a Terra. Ela estuda a variação da distância da Terra ao Sol e tenta criar um modelo que consiga explicar essa variação e conclui que as órbitas dos planetas devem ser elípticas.
“Se o primeiro é igual ao segundo, pressupõe que os dois são iguais ao terceiro” foi à resposta que Sinésio deu, a fim de tentar persuadir Hipátia a batizar-se, frase está que foi aplicado a ele, pela própria filosofa quando era apenas um de seus discípulos. Sinésio era adepto ao cristianismo e tornou se Bispo de Cirene.
Orestes implorou que Hipátia se convertesse/batizasse em público porém a Grande Filosofa se nega e diz que Cirilo
...