Senso Comum X Saber Cientifico
Por: CiroGui • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 769 Palavras (4 Páginas) • 573 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA
ANÁLISE ENTRE CIÊNCIA E SENSO COMUM:
ENTREVISTA COM DONA MARIA
BAHIA
2014
Discentes:
ANÁLISE ENTRE CIÊNCIA E SENSO COMUM:
ENTREVISTA COM DONA MARIA
Trabalho apresentado, ao Instituto Federal de Educação, Ciência, e Tecnologia da Bahia (IFBA), como requisito parcial à obtenção de nota da Disciplina de Filosofia do Curso Técnico Integrado em Informática. Orientado pelo Professor.
BAHIA
2014
O patrimônio cultural é constituído por certos saberes, lugares, monumentos, objetos, modos de fazer, etc. Frente a este campo do conhecimento, temos a clareza de que a ciência tem influência direta na delimitação do patrimônio cultural material. No caso do patrimônio de natureza imaterial, sua delimitação é baseada de acordo com os saberes do senso comum.
A relação entre o conhecimento científico e o senso comum na determinação do patrimônio cultural material, catalogado de acordo com os conhecimentos da arquitetura, história, arqueologia, antropologia, sociologia; e também do patrimônio imaterial, definido de acordo com as crenças e os saberes locais, representados pelos modos de fazer da culinária, das festividades, dos locais, instrumentos, rituais e das crendices populares. Com base na entrevista com Dona Maria.
Dona Maria, uma senhora sábia, que além de contar histórias que ela ou familiares já presenciou também é uma benzedeira e respeitada por todos da sua região. E relata que faz tudo como o santo pede, citou até trocas de terreiros por pedidos dos santos, visto que segundo ela o local fica carregado de energias, ela nos relatou que já tirou trabalhos feitos, conhecido popularmente como macumba, e que médicos fizestes todo tipo de exames na pessoa e não encontrava nada e que já tinha dado prazo de vida a pessoa. Hoje essa pessoa vive mais forte do que nunca sem nenhum problema.
Já começamos a perceber o primeiro conflito com o conhecimento científico, pois o conhecimento cientifico não reconhece o trabalho de uma benzedeira como que irá salvar vidas e etc. Mas acaba cedendo quando pega plantas medicinais que antes negavam, e que não servia para remédio. E qual seria a resposta que a ciência daria a Dona Maria? Senso Comum.
Em sua entrevista Dona Maria nos narra uma história popular, que possivelmente foi transmitida a ela por outros. Alguns elementos presentes na narrativa demonstram que a entrevistada acredita em crenças, magias e mitos, como a presença do Cão (Diabo). A ciência desconsidera magias, mas o senso comum tem certa afinidade com ela. Aparentemente essa senhora foi induzida por muitos outros contos apresentados a ela. Ou seja, a mesma apresenta uma característica importante e que deve ser ressaltado, o pensamento indutivo ou deduzido. Como uma informação gerada, que através da dialética circula ganhado força e grandes dimensões. Ela observou diversas situações, ou melhor, diversas informações que se repetiam, dando certeza da veracidade daquele conto.
...