Sistema Tegumentar
Artigo: Sistema Tegumentar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bespms • 14/3/2015 • 1.458 Palavras (6 Páginas) • 761 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Curso: Educação Física/Bacharel
Matéria: Anatomia I
Professor: João Valdivino
Sistema Tegumentar
Campo Grande, 24 de setembro de 2014.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Curso: Educação Física/Bacharel.
Matéria: Anatomia I
Professor: João Valdivino
Sistema Tegumentar
Ana Paula V S Ribeiro - RA 1299105113
Betânia da Silva Paiva - RA 3086433426
Everthon Gonçalves Martins – RA 3978454941
Henrique Alves de Andrade – RA 3982476730
Lucineia Silva dos Reis – RA 3987456163
Rafael Soares Clares de Souza – RA 3556563427
Wagner Vieira Pinheiro de Araújo – RA 1299104361
Tiago Rosa - 3077391662
Campo Grande, 24 de setembro de 2014.
Introdução
Este trabalho ira falar sobre o sistema tegumentar ou seja a nossa pele que consiste em ser o maior órgão do corpo humano, falara sobre as suas determinadas funções de proteção, sobre a as suas camadas e mostrara os anexos da pele e para o que se serve cada uma delas e sobre as glândulas do corpo humano e suas funções.
Sistema Tegumentar
O significado da palavra tegumentar remete ao sentido de cobertura; assim, falar de tegumentar é referir- se à pele que reveste todo o corpo.
Considerado o maior órgão do corpo humano, a pele e constituída por outros órgãos acessórios como pelos, unhas, glândulas e inúmeros receptores especializados: os mecanorreceptores (tato), dor de termo receptores (temperatura) e pressão.
O tegumento de um adulto varia, em massa, aproximadamente entre 2,5 a 3 kg e recebe um terço de toda a irrigação sanguínea do corpo. A pele envolve todo o corpo, protegendo o e adaptando – o ao meio ambiente. Esse manto é interrompido somete nos orifícios do corpo (narinas, boca e anus), onde se prolonga pelas mucosas respectivas.
A proteção contra agentes químicos e físicos e a inibição da perda excessiva de agua e eletrólitos são algumas das várias funções da pele, das quais destacam – se:
• Eliminar substâncias tóxicas e residuais através das glândulas sudoríparas e sebáceas;
• Regular a temperatura corpórea, eliminando suor, fazendo adaptação do corpo ao ambiente;
• Detectar a sensibilidade superficial do corpo através das terminações e corpúsculos nervosos;
• Defesa contra parasitas e insetos, e auxiliar nas respostas imunológicas (células de Langherans);
• Armazenar gordura e outros componentes do metabolismo;
• Iniciar a síntese de vitamina D pelos raios ultravioletas do sol.
A pele pode receber ainda outra nomenclatura: cútis. Inúmeras vezes ela é lesada por problemas dos órgãos internos, infecções sistêmicas, ou simplesmente manifesta sintomas em forma de manchas, verrugas ou espinhas.
Estruturas da Pele
A pele possui três camadas, embora dependendo da orientação teórica, alguns autores descrevem apenas como duas (tela cutânea e subcutânea). São as seguintes:
Epiderme
É a camada externa, constituída por tecido epitelial e contendo quatro ou cinco camadas distintas de células. A camada germinativa, ou basal, é a responsável pela renovação das células epiteliais. As células jovens são produzidas nas camadas inferiores e encaminhadas para a superior, gerando uma renovação ininterrupta.
Em alguns pontos específicos, nota se o espessamento da epiderme com a presença de cinco camadas, variando em espessura de 1 a 2 mm Esses locais são constantemente acometidos por ação mecânica, exigindo uma disposição maior de queratina (que contem enxofre), o que torna a pele impermeável e espessa em áreas como a palma das mãos e a planta dos pés.
Na camada inferior localiza – se a melanina, pigmento responsável pela tonalidade da pele; quanto mais pigmento, mais escuro será a cor da pele.
Derme
É camada intermediaria, formada por tecido conjuntivo, contendo colágeno e elastina. Nessa camada são desempenhadas várias funções, uma vez que aí encontram se os vasos sanguíneos, os nervos, o folículo piloso, as glândulas sebáceas e sudoríparas e os vasos linfáticos.
• Nutrição da epiderme por meio de seus capilares
• Reforço da barreira contra agentes nocivos, que porventura atravessem a epiderme;
• Manutenção da pele sob tensão, em razão da quantidade de fibras elásticas;
• Une a pele com a própria derme;
• Formação das impressões digitais;
• Contem terminações nervosas táteis;
A epiderme e a derme também podem ser chamadas, em conjunto, de tela cutânea.
Tela subcutânea ou hipoderme
A tela subcutânea é um plano formado por tecido conjuntivo frouxo, vasos sanguíneos e linfáticos, nervos e uma quantidade considerável
...