Siuadgbiua
Artigos Científicos: Siuadgbiua. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: analuizatoledo • 10/4/2013 • 1.586 Palavras (7 Páginas) • 1.819 Visualizações
e- A ciência depende de dogmas
JUSTIFICATIVA: A Ciência compõe-se de conhecimentos sobre um objeto de estudo, que é expresso por uma linguagem precisa. Suas conclusões são passíveis de verificação e isentas de emoção, possibilitando a reprodução da experiência, podendo o saber ser transmitido e verificado, utilizado e desenvolvido possibilitando através deste o desenvolvimento de novas descobertas.
O conhecimento científico resulta da investigação reflexiva, metódica e sistemática da realidade. Transcende os fatos em si mesmos, procura descobrir as relações que estes possuem entre si, determinar as causas e os respectivos efeitos. O objetivo é construir uma teoria explicativa dos fenômenos, determinando se possível as leis gerais que regem a sua produção.
6- (Exercício 1, Conteúdo 7) “De manhã, o deus Hélio percorria o céu com sua carruagem de fogo, trazendo luz para a Terra. Saindo do leste, ao fim do dia Hélio chegava ao oeste e descansava em seu palácio de ouro”.
O texto acima corresponde a:
a- uma teoria científica
b- uma observação de senso comum
c- uma hipótese filosófica
d- uma história de ficção
e- uma teoria transmitida pela autoridade local
JUSTIFICATIVA:
7- (Exercício 2, Conteúdo 7) A respeito do papel da teoria, Rubem Alves considera:
I - Quando um cientista enuncia uma lei ou uma teoria, ele está contando como se processa a ordem, está oferecendo um modelo de ordem.
II - Agora ele poderá prever como a natureza vai se comportar no futuro.
III - É isto que significa testar uma teoria: ver se, no futuro, ela se comporta da forma como o modelo previu.
Indique a alternativa que representa quais afirmações são corretas:
a- I e III são corretas.
b- Todas são incorretas.
c- Somente III é correta.
d- II e III são corretas.
e- Todas são corretas.
JUSTIFICATIVA: Durante toda a história da humanidade o homem sempre se preocupou em organizar as coisas, seja no trabalho, em casa ou em qualquer outra situação para que se possa fazer as coisas com mais praticidade e qualidade a fim de facilitar nossa vida no dia-a-dia. O mesmo ocorre na ciência, pois os cientistas quando anunciam uma teoria, ele procura mostrar como se processa a ordem das coisas para que se possa formar um modelo representativo da realidade. Esse modelo tem por objetivo a busca de um padrão que possibilite fazer previsões. Isto quer dizer que o homem, através da ciência, busca uma ordem das coisas e que;
A ordem é a primeira inspiração da ciência. Quando um cientista anuncia uma lei ou uma teoria, ela está contando como se processa a ordem, está oferecendo um modelo da ordem. Agora ele poderá prever como a natureza vai se comportar no futuro. É isto que significa testar uma teoria: ver se, no futuro, ela se comporta como o modelo previu. [...] as coisas são nos céus como são no homem. Tudo é um cosmos, ordem [...] (Rubem: 1981, p.27).
8- (Exercício 3, Conteúdo 7) “Neste ensaio, ‘ciência normal’ significa a pesquisa firmemente baseada em uma ou mais realizações científicas passadas. Essas realizações são reconhecidas durante algum tempo por alguma comunidade científica específica como proporcionando os fundamentos para sua prática posterior. (...) Suponhamos que as crises são uma pré-condição necessária para a emergência de novas teorias e perguntemos então como os cientistas respondem à sua existência. (...) De modo especial, a discussão precedente indicou que consideraremos revoluções científicas aqueles episódios de desenvolvimento não cumulativo nos quais um paradigma mais antigo é total ou parcialmente substituído por um novo, incompatível com o anterior. “
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção INCORRETA:
a- A assunção de um paradigma ocorre depois que o fracasso persistente na resolução de um problema dá origem a uma crise.
b- A atividade científica madura desenvolve-se por meio de fases de ciência normal (paradigma), crise, revolução e novo paradigma.
c- A ciência normal é o período em que se desenvolve uma atividade científica com base em um novo paradigma.
d- Paradigma é uma concepção teórica associada a aplicações-padrão que são objetos de consenso em uma comunidade científica.
e- As revoluções científicas produzem efeitos desintegradores na tradição à qual a atividade da
ciência normal está ligada.
JUSTIFICATIVA: A ciência normal é o período em que se desenvolve uma atividade científica com base em um novo paradigma, adotada por uma comunidade cientifica. Segundo Kuhn, este período é como uma atividade de resolução de problemas, governado pelas regras de um paradigima. Ressalta ainda que tais problemas sejam de natureza teórica e experimental. Neste período, entendem-se problemas bem definidos que contém, implicitamente, as suas soluções. A ciência normal significa, ainda, uma investigação que se baseia em problemas que uma comunidade cientifica reconhece , em particular, durante um determinado período de tempo, como fundamento para a sua prática posterior.
9- (Exercício 1, Conteúdo 8) O tipo de raciocínio em que se faz uma série de observações para, posteriormente, formular uma regra geral é chamado:
a- Indutivo
b- Dedutivo
c- Generalista
d- Específico
e- Conceitual
JUSTIFICATIVA: Indução é o princípio segundo o qual se deve partir das partes para o todo. Ou seja, ao fazer uma pesquisa, deve-se ir coletando casos particulares e, depois de certo número de casos, pode-se generalizar, dizendo que sempre que a situação se repetir o resultado será o mesmo.
Este método é muito utilizado nas ciências naturais. A partir de exemplos, formamos as regras. Partindo de premissas particulares, inferimos
...